Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Estado de Emergência entre 9 e 23 de novembro a caminho da AR

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Estado de Emergência entre 9 e 23 de novembro a caminho da AR
Notícias ao Minuto

08:35 - 05/11/20 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

As autoridades sanitárias portuguesas corrigiram, esta quarta-feira, os números relativos à Covid-19. O acerto fez com que se contabilizassem mais 7.497 novos contágios, sendo que os números totais neste momento são os seguintes: 156.940 casos confirmados de Covid-19 e 2.694 óbitos.

Com os números a aumentar da dia para dia, a maior preocupação prende-se com o número de camas disponíveis em Unidades de Cuidados Intensivos. O secretário de Estado da Saúde Lacerda Sales anunciou que estão ocupadas, nesta fase, "2.012 das 2.370" camas disponíveis para doentes Covid-19 em enfermaria e "325 das 373 camas" em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). Isto é, estão disponíveis apenas 48 camas em UCI e 358 em enfermaria. 

Também lá fora, todos os dias, vários países continuam a atingir novos máximos. Estados Unidos e Alemanha voltaram a bater o recorde de número de infetados nas últimas 24 horas, ao registarem, respetivamente, cerca de mais 100 mil e de mais de 20 mil novos casos da doença.

Para hoje, espera-se a aprovação de um novo conjunto de medidas de apoio à atividade económica, medidas a serem discutidas em Conselho de Ministros, esta manhã. Espera-se também uma posição de Marcelo Rebelo de Sousa relativamente ao estado de emergência pedido por António Costa, na segunda-feira. O presidente da República esteve, esta semana, reunido com os partidos com assento parlamentar e com os parceiros sociais e económicos para saber a sua opinião sobre o assunto.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

15h11 - Este acompanhamento termina aqui, mas pode seguir os desenvolvimentos desta tarde neste link.

14h59 - Duas idosas do lar Casa de São Pedro, em Alverca, Vila Franca de Xira, Lisboa, morreram, depois de terem sido diagnosticados 56 casos de covid-19 na instituição, entre os quais 44 utentes e 12 funcionários.

14h55 - Entre 26 de outubro e 01 de novembro, a Bélgica registou uma média de 14.091 novos casos diários, um recuo de 6% face à média diária registada na semana anterior (15 039) e o segundo consecutivo, não estando os dados dos últimos três dias consolidados. O número de vítimas mortais da doença cresceu 107%, para uma média diária de 146, no mesmo intervalo.

14h45 - O Presidente da República propôs ao Parlamento estado de emergência de âmbito limitado, entre 9 e 23 de novembro

O documento permite ao Governo tomar medidas de combate à pandemia, nomeadamente: a possibilidade de impor restrições à circulação em certos locais em períodos determinados, em particular nos municípios de maior risco; a utilização, se necessário e preferencialmente por acordo, de meios de saúde dos setores privado, social e cooperativo, com a devida compensação; a mobilização de trabalhadores, bem como das Forças Armadas e de Segurança, para o reforço das autoridades de saúde nos inquéritos epidemiológicos e de rastreio; e a possibilidade de medição de temperatura corporal, por meios não invasivos, e de imposição de testes no acesso a certos serviços e equipamentos.

Pode aceder ao documento completo aqui: Decreto do Estado de Emergência

14h40 - O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) está a transferir doentes covid-19 para hospitais da região, nomeadamente para Vila Nova de Gaia/Espinho, que já disponibilizou 10 camas e prepara outras tantas. Hoje, o hospital tem 190 doentes covid-19 internados, dos quais 10 estão em cuidados intensivos. Na terça-feira, recorde-se, eregistava 235 internados, dos quais 11 em cuidados intensivos.

14h21 - Portugal com mais 46 mortos e 4.410 novos casos em 24 horas. Esta quinta-feira, Portugal regista mais 46 mortes e 4 410 novos casos de Covid-19. Segundo as autoridades de saúde, em termos acumulados, o país contabiliza 2740 vítimas mortais e 161 350 infetados com a doença provocada pelo novo coronavírus

Mas há boas notícias: com mais 2.507 recuperados em relação a ontem, o nosso país ultrapassou, esta quinta-feira, a 'barreira' dos 90 mil (91.453).

13h43 - O Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, disse hoje que o país tem de estar preparado para o momento da recuperação da pandemia, sustentando que o Orçamento deve olhar para o futuro próximo, o que o OE2021 consegue. Centeno disse que era preciso manter "o país preparado para o dia em que se inicie, de facto, a eliminação da crise pandémica", o que acredita que acontecerá num "momento próximo", sustentando que o orçamento "deve olhar para o futuro próximo".

13h30 - SMS da Proteção Civil. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil está a enviar uma mensagem aos portugueses para que não se esqueçam de quais são as medidas mais importantes na luta contra a Covid-19 e, acima, de tudo, que as continuem a cumprir. 

"Use máscara, lave mãos, cumpra a distância física, instale a app STAYAWAYCOVID", é a mensagem transmitida. Já recebeu a sua?

13h20 - As empresas da restauração e alojamento registaram, em outubro, "quebras dramáticas de faturação" de 60% e 90%, respetivamente, segundo um inquérito da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), hoje divulgado.

13h03 - Um novo estudo espanhol indica que a toma de estatinas pode reduzir até 25% a mortalidade associada à Covid-19. As estatinas são uma classe de medicamentos comummente prescritos para diminuir os níveis de colesterol no sangue e são vendidos em Portugal.

13h00 - Amara de Famalicão está a investir 150 mil euros na construção de um edifício de apoio ao serviço de urgência do hospital da cidade, para ajudar no combate à pandemia da covid-19, anunciou hoje o município.

12h53 - O primeiro-ministro sueco, Stefan Löfven, anunciou que iniciou hoje um período de isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa que estou positivo à Covid-19.  O líder social democrático afirmou que está isolado, juntamente com a mulher, por "precaução", e deu conta de que ambos se encontram bem de saúde e não apresentam sintomas, noticia a Efe.

12h48 - Cristina Ferreira esteve hoje à conversa com Manuel Luís Goucha para partilhar como viveu a experiência do isolamento, durante 14 dias, após ter estado em contacto com Bárbara Bandeira, que testou positivo para a Covid-19. 

"A sensação é terrível, por mais que digam que não, é uma sensação de prisão, de jaula que é muito complicada", notou. 

12h40 - O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, assegurou hoje que o Executivo Regional não vai "fechar" a região ao exterior porque prejudicaria ainda mais a economia do arquipélago. "Não é nossa ideia fechar a Madeira ao exterior porque a economia depende dessa abertura", declarou.

12h39 - Máscaras obrigatórias nas ruas da Madeira. O decreto legislativo que adapta à Região Autónoma da Madeira a lei do uso obrigatório de máscara em espaços públicos foi publicado hoje no Diário da República e entra em vigor na sexta-feira, pelo período de 30 dias.

12h35 -  O presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) afirmou hoje que "o voluntarismo" que houve na primeira vaga da pandemia desapareceu e apelou aos profissionais de outras especialidades para que voltem a unir-se neste combate.

12h21 - Pede-se recurso aos Privados. A Sociedade de Medicina Interna advertiu hoje que o Serviço Nacional de Saúde não tem folga para uma pandemia da dimensão da atual, defendendo que o Estado deve recorrer aos privados para evitar mais atrasos nos doentes não-covid-19.

12h18 - O continente africano registou nas últimas 24 horas mais 301 mortes devido à covid-19, aumentando para 43.913 o total de vítimas mortais pelo novo coronavírus, que já infetou 1.827.034 pessoas na região.

12h14 - Surto interrompe obras. As obras de requalificação da Avenida de Fernão de Magalhães, no Porto, estão paradas. As obras, que tiveram início em 2018, foram interrompidas devido a um surto de covid entre os trabalhadores envolvidos na empreitada, refere o Jornal de Notícias. O tempo previsto de paragem é de duas semanas.

12h09 - O Governo fez saber, recentemente, que a maioria de casos de contágio se dão, aos fins de semana, em encontros de família e amigos. Para voltar a lembrar que o distanciamento social é essencial para combater o vírus, o SNS partilhou um vídeo que alerta para os cuidados que deve ter.

12h06 - A  Grécia vai regressar ao confinamento no sábado de manhã e durante três semanas, anunciou hoje o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis numa videoconferência, sublinhando a necessidade de conter a segunda vaga da pandemia que atinge o país.

12h01 - O Irão ultrapassou os 650 mil infetados por Covid-19 após registar o seu segundo pior dia em termos de casos diários. Nas últimas 24 horas, registaram-se 8.772 novos casos  e 406 vítimas mortais da doença.

11h58 - O distanciamento físico é uma das medidas mais poderosas para evitar o contágio de COvid-19. Sabia?

11h56 - Praticamente 8% da população empregada em Cabo Verde esteve em 'lay-off' de abril a 30 junho, uma das medidas governamentais para mitigar as consequências económicas da crise provocada pela pandemia de covid-19.

11h40 - A ministra da Saúde reconheceu hoje, em declarações à TSF, que a situação no hospital do Tâmega e Sousa  "é grave", mas garante que o "problema está a ser resolvido". Marta Temido disse esperar que até ao final da semana existam condições para o hospital conseguir responder melhor à procura perante um elevado número de internamentos.

"A resposta a este momento que estamos a viver está nas mãos de cada um de nós, não está só nas mãos dos governos, antes estivesse, não está só na disponibilização de meios, antes estivesse, porque temos alocados todos os meios disponíveis, está nos comportamentos individuais e na nossa capacidade de parar a transmissão da doença. Não há ninguém que consiga parar o vento com as mãos". lembrou a responsável pela pasta da Saúde

11h29 - A Polónia bateu um novo recorde de infeções diárias. Nas últimas 24 horas, há a registar 27.143 novos casos de Covid-19, avança a Reuters. 

11h20 - Três projetos de investigação de combate à covid-19 com recurso à ciência de dados e inteligência artificial receberam financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) de mais de 700 mil euros. Os três projetos são "VIRHOSTAI - Descoberta do interatoma vírus-hospedeiro: uma abordagem guiada por inteligência artificial e dados multi-o´micos", "Lung@ICU - Ferramentas avançadas para diagnóstico e prognóstico em pneumologia @ Cuidados intensivos" e "Um Sistema de documentação de interface entre necessidades clínicas e de ciências dos dados para enfrentar o desafio da covid".

11h15 - Paris reforça medidas de confinamento. Os restaurantes com venda para fora e supermercados vão ser obrigados a fechar a partir das 22:00 na capital francesa anunciou hoje a presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo.

11h03 - O ministro de Finanças considerou hoje que o Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) é o exercício orçamental mais difícil e exigente dos últimos anos, mas assegurou que o Governo continuará a apoiar empresas e famílias enquanto durar a pandemia.

10h59 - Uma estudante de 20 anos morreu no dormitório universitário onde vivia e onde estava a cumprir um período de quarentena, depois de ter testado positivo à Covid-19. Bethany Nesbitt sofreu uma embolia pulmonar.

10h30 - O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) tem-se deparado com dificuldades para fazer face ao número crescente de infetados com Covid-19. Um vídeo divulgado pela SIC Notícias mostra as imagens da urgência do Hospital de Penafiel na passada terça-feira, onde vários doentes aguardavam para serem atendidos.

10h10 - A Rússia registou, nas últimas 24 horas, mais 19.404 casos de Covid-19 no país e 292 mortos. Os números totais ascendem assim a  1.712.88 infetados e mais de 29 mil vítimas mortais (29.509) , desde que a pandemia teve início.

09h54 - Um novo estudo norte-americano alerta que os trabalhadores de supermercados apresentam uma probabilidade até cinco vezes superior de testarem positivo para o novo coronavírus SARS-CoV-2, por trás da doença da Covid-19. Contudo, estima-se que 75% permaneçam assintomáticos.

09h47 - A pandemia do novo coronavírus e as restrições impostas no 2.º trimestre, para controlar a propagação da doença, levaram a menos passageiros nas ruas, nos estabelecimentos e nos transportes entre os vários Estados-membros. De acordo com o Eurostat, a diminuição de passageiros ferroviários mais elevada observou-se na Irlanda. 

09h44 - Entra hoje em vigor, na Inglaterra, um novo confinamento, que se prolongará até dezembro. A medida é estabelecida numa altura em que o país regista o maior número de mortes devido à Covid-19.  

09h39 - Um lar de idosos de Paredes de Coura partilhou nas redes sociais um vídeo em que os utentes seguram cartazes com uma mensagem: "Família e amigos, estamos bem". A iniciativa prova como, com criatividade, conseguimos amenizar situações menos boas, como esta pandemia. Veja o vídeo aqui.

09h25 - Quase 70% das seguradoras em vários países esperam um aumento das despesas nos planos de saúde das empresas relacionadas com diagnósticos, cuidados e tratamento da covid-19, segundo o estudo Health Trends 2020.

09h15 - Portugal aguarda hoje por uma posição de Marcelo Rebelo de Sousa relativamente ao estado de emergência pedido por António Costa, na segunda-feira. O presidente da República esteve, esta semana, reunido com os partidos com assento parlamentar e com os parceiros sociais e económicos para saber a sua opinião sobre o assunto.

09h09 - A Comunidade de Madrid lançou um vídeo promocional para lembrar os jovens sobre os riscos da pandemia.

08h59 - O Conselho de Ministros deverá aprovar, esta quinta-feira, um novo conjunto de medidas de apoio às micro, pequenas e médias empresas para fazerem face à atual crise, disse António Costa. Recorde-se que o primeiro-ministro defende que, no combate à propagação do novo coronavírus, "não se pode matar a atividade económica, os empregos, o rendimento das famílias e dos empresários".

08h00 - Os hospitais públicos fizeram menos 96 mil cirurgias programadas de janeiro a setembro último face ao mesmo período do ano anterior, noticia o Jornal de Notícias. Segundo o portal do SNS, são menos 22% das cirurgias, o que prova que o o impacto da pandemia ainda é muito significativo.

07h45 - A Índia contabilizou 704 mortes provocadas pela covid-19 e 50.210 novos casos nas últimas 24 horas, incluindo 6.842 em Nova Deli, que regista um novo máximo pelo segundo dia consecutivo, foi hoje anunciado.

07h40 -  Um novo estudo, publicado no Journal of Clinical Immunology and Immunotherapy, afirma que o delírio, um estado de confusão mental aguda, acompanhado de febre, pode ser um sintoma precoce de Covid-19. O estudo vem contribuir para o número crescente de evidências de que esta condição está associada ao vírus SARS-CoV-2.

07h35 - A China anunciou, esta quinta-feira, que vai proibir a entrada de cidadãos provenientes da Bélgica e do Reino Unido, mesmo que tenham vistos de residência. E implementou medidas para a entrada no país de cidadãos da França, Alemanha, Singapura e Canadá. 

07h20 - A Ucrânia e a República Checa bateram um novo recorde diário de infeções. A Ucrânia contabilizou 9.850 novos casos, enquanto a República Checa registou 15.729 novos infetados em apenas 24 horas, noticia a Reuters.

07h15 - A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, quase 20 mil infetados (19.990) e mais 118 mortos pela Covid-19. Os dados foram revelados esta quinta-feira pelo Instituto Robert Koch. No total, o país contabiliza 597.583 casos e 10.930 óbitos desde o início da pandemia.

07h00 - Um estudo do Instituto Maimónides de Investigación Biomédica de Córdoba (IMIBIC) e do Hospital Reina Sofía da mesma cidade concluíram que nem o sol, nem a ingestão de suplementos de vitamina D são eficazes para combater a Covid-19.  Eficaz é o calcifediol, que atua como um precursor para a formação de vitamina D em níveis que nem os alimentos nem o sol podem atingir. Perceba melhor aqui.

06h40 - O Sri Lanka anunciou hoje que vai acabar com o recolher obrigatório motivado pela pandemia da covid-19 imposto em partes do país, alertando caber à própria população assumir a responsabilidade de prevenir o contágio.

06h38 - A Colômbia contabilizou mais 8.692 infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 1.108.084 o número de contágios desde o início da pandemia, anunciou na quarta-feira o Ministério da Saúde colombiano.

06h17 - Rita Pereira fez o teste ao novo coronavírus, esta quarta-feira, e o resultado chegou no mesmo dia, como fez questão de revelar no Instagram. Ao partilhar imagens dos profissionais que se deslocara a sua casa para fazer o teste, a atriz disse numa das publicações: "Tudo certo. Resultado negativo"

06h14 - Os Estados Unidos registaram na quarta-feira cerca de 100 mil infetados com o novo coronavírus, um novo máximo diário, aumentando o total de casos para 9.477.239. De acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins, o número de mortes por covid-19 no país, desde o início da pandemia, subiu para as 233.650.

06h13 - O México registou 635 mortos e 5.225 infetados com o novo coronavírus em 24 horas, aumentando o total de óbitos para 93.228 e de casos para 943.630, disseram na quarta-feira as autoridades.

06h03 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje ter identificado oito casos de contágio local, nas últimas 24 horas, na região de Xinjiang, no extremo noroeste do país, e 20 casos oriundos do exterior.

06h00 - Bom dia! Iniciamos um novo registo, mas pode recordar o acompanhamento anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório