Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Covid-19. Suíça mobiliza exército em apoio dos hospitais

O Governo suíço anunciou hoje que vai mobilizar até 2.500 militares para apoiar nos cuidados primários, pré-diagnóstico, deteção e transporte de pacientes com o novo coronavírus.

Covid-19. Suíça mobiliza exército em apoio dos hospitais
Notícias ao Minuto

18:50 - 04/11/20 por Lusa

Mundo Covid-19

As hospitalizações motivadas pelo novo coronavírus quadruplicaram nas duas últimas semanas na Suíça e os casos diários anunciados foram mais de 6.000, enquanto se registaram 72 mortes diárias.

A ministra da Defesa, Viola Amherd, disse em conferência de imprensa que cinco cantões (Genebra, Friburgo, Valais, Jura e Berna) solicitaram apoio do exército para combater a segunda vaga da pandemia.

Face a esta petição, o Governo comunicou que vai disponibilizar pessoal e equipamento para aumentar a capacidade das unidades de cuidados intensivos, onde poderão trabalhar militares que receberam uma formação específica.

Para solicitar esta assistência, os cantões deverão demonstrar que esgotaram todos os recursos civis, incluindo do setor privado, que não podem garantir mais contratações no mercado laboral, incluindo desempregados, e que já não garantem a contribuição de mais estudantes de Medicina ou voluntários.

Em simultâneo, deverá ser confirmado que os doentes não podem ser transferidos para outro hospital, e que as intervenções não urgentes foram adiadas para dispor de camas suficientes.

O Estado-maior federal de proteção da população, que verificará o cumprimento destas condições, comprovará que as empresas recorreram ao desemprego parcial, outro requisito indispensável para solicitar o apoio militar.

Esta decisão permanecerá em vigor até 31 de março, mas ainda deverá ser aprovada pelo parlamento.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos em mais de 47,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Portugal contabiliza 2.694 mortos em 156.940 casos de infeção.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório