Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Abbas condena ataques de Viena e expressa solidariedade com Áustria

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, condenou hoje os ataques de segunda-feira em Viena, que causaram cinco mortos, contando com o atacante, e 18 feridos, e expressou "profunda solidariedade" com a Áustria.

Abbas condena ataques de Viena e expressa solidariedade com Áustria
Notícias ao Minuto

15:17 - 03/11/20 por Lusa

Mundo Ataque

Abbas transmitiu os seus "mais sentidos pêsames ao governo, ao povo austríaco e aos familiares das vítimas" e desejou "uma rápida recuperação aos feridos" num telegrama enviado ao presidente austríaco, Alexander Van der Bellen, informou a agência de notícias palestiniana Wafa.

O presidente da Autoridade Palestiniana reafirmou "a sua rejeição de qualquer forma de violência e terrorismo, seja cometido por indivíduos, grupos armados ou terrorismo de Estado", especialmente porque o povo palestiniano "ainda sofre a ocupação (israelita), terrorismo, opressão e violência".

Expressou também as suas condolências noutro telegrama dirigido o chanceler austríaco, Sebastian Kurz, a quem reiterou a "sua condenação e denúncia do abominável ataque terrorista".

Kurz confirmou hoje que os ataques de segunda-feira no centro de Viena tiveram um fundamento islâmico.

"Agora está confirmado, que este ataque foi claramente um atentado terrorista islâmico. Foi um ataque de ódio contra os nossos valores fundamentais, o nosso modo de vida, a nossa democracia, na qual todos os seres humanos são iguais em direitos e na dignidade", declarou.

O ministro do Interior austríaco, Karl Nehammer, informou hoje que um dos agressores - que estava armado com uma espingarda de assalto e um cinto de explosivos falsos - era um apoiante do grupo 'jihadista' Estado Islâmico e foi morto pela polícia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório