Meteorologia

  • 16 MAIO 2021
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 24º

Edição

Pedida perpétua para argelino acusado de planear ataque em Paris em 2015

O Ministério Público requereu hoje a um tribunal parisiense prisão perpétua para um estudante argelino acusado de ter projetado um atentado contra uma igreja nos arredores da capital francesa e de ter assassinado uma jovem em abril de 2015.

Pedida perpétua para argelino acusado de planear ataque em Paris em 2015
Notícias ao Minuto

19:43 - 02/11/20 por Lusa

Mundo Paris

Segundo o requerimento, apresentado no Tribunal Especial da Relação de Paris, a sentença deve ser acompanhada pelas medidas de segurança de 22 anos de reclusão (sem direito a liberdade provisória) e de proibição de permanência definitiva em território francês.

Sid-Ahmed Ghlam, descrito pela acusação como um homem "frio" e "distante", ouviu o pedido da pena sem manifestar qualquer tipo de reação.

A acusação pediu também penas de mais de 20 anos de prisão a outros dois acusados, que terão fornecido apoio "logístico" a Sid-Ahmed Ghlam, nomeadamente armas e material explosivo.

"Sempre se falou de forma errada sobre o atentado fracassado em Villejuif. Esse atentado provocou uma vítima, que foi Arélie Châtelain", defendeu a acusação.

Tendo jurado lealdade ao grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI), Sid-Ahmed Ghlam, 29 anos, planeava concretizar um ataque a uma ou duas igrejas em Villejuif.

O ataque fracassou, defendeu a acusação, por ter assassinado uma mulher de 32 anos, "provavelmente depois ter tentado roubar o carro" da vítima, renunciando ao atentado "por se ter ferido acidentalmente numa perna com a arma do crime".

Ao longo do julgamento, Sid-Ahmed Ghlam negou a pretensão de atacar a igreja e assassinar Aurélie Châtelain.

A defesa de Sid-Ahmed Ghlam apresentará terça e quarta-feira, no tribunal, as suas alegações.

O veredito deverá ser conhecido na próxima quinta-feira.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório