Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

"Nunca perdi a esperança". Idoso retirado dos escombros 34h após sismo

O homem de 70 anos foi encontrado com vida 34 horas depois do sismo.

"Nunca perdi a esperança". Idoso retirado dos escombros 34h após sismo
Notícias ao Minuto

14:47 - 01/11/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Sismo

As equipas de socorro resgataram este domingo um homem de 70 anos dos escombros de um prédio que colapsou, na Turquia, depois do sismo de magnitude 6,8 que abalou a costa do Egeu, na sexta-feira. Morreram, pelo menos, 60 pessoas e 900 ficaram feridas.

Ahmet Citim foi retirado com vida durante a madrugada e, depois de estabilizado, foi encaminhado para o hospital. O ministro da Saúde, Fahrettin Koca, 'twittou' as palavras do sobrevivente: "Nunca perdi a esperança".

As equipas do serviço de emergência turco (AFAD) continuam a trabalhar em nove edifícios em Izmir, a cidade que, com quatro milhões de habitantes, é a terceira maior da Turquia e a mais atingida pelo sismo, cujo epicentro foi localizado a 60 quilómetros da cidade no Mar Egeu.

Embora não haja estimativas oficiais do número de pessoas ainda desaparecidas, as equipas de salvamento estimam que cerca de 30 continuem por localizar, disse o especialista em salvamento Muhammed Zahiroglu aos meios de comunicação locais.

As réplicas ainda eram sentidas hoje em Izmir, embora estivessem a ficar mais fracas.

Segundo o AFAD, desde o meio-dia de sexta-feira, quando o forte sismo surpreendeu os cidadãos da cidade, houve 812 réplicas, incluindo 40 de magnitude superior a 4.

O sismo foi sentido numa vasta área, mesmo em várias cidades da Bulgária, enquanto nas proximidades da ilha grega de Samos causou a morte de dois jovens, elevando o número total e provisório de mortos da catástrofe para 53.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório