Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Detido suspeito de matar duas pessoas no Quebeque

O homem suspeito de ter, no sábado, esfaqueado e matado duas pessoas e ferido outras cinco no centro histórico do Quebeque, Canadá, estava vestido com roupas medievais e armado com uma espada, já foi detido, anunciou a polícia canadiana.

Detido suspeito de matar duas pessoas no Quebeque
Notícias ao Minuto

14:50 - 01/11/20 por Lusa

Mundo Esfaqueamento

Os ataques ocorreram no final da noite de 'Halloween' (conhecido como dia das Bruxas em Portugal), na parte antiga de Quebec, no bairro do famoso Chateau Frontenac, um ponto turístico da capital da província canadiana de língua francesa, segundo a polícia, que deteve o agressor pouco depois.

O suspeito, "um homem com 20 e poucos anos", agrediu ainda várias pessoas em vários locais da cidade também por motivos desconhecidos.

O jovem foi alvo de uma perseguição da polícia, nas ruas da cidade velha, tendo sido detido no início da madrugada de hoje (cerca das 01h00 locais, ou seja, 06h00 em Lisboa), disse o porta-voz do departamento da polícia de Quebeque, Etienne Doyon, em conferência de imprensa.

"Nas primeiras informações que recolhemos, nada indica que o suspeito tenha agido por outros motivos que não pessoais", especificou a polícia, numa mensagem divulgada a meio da noite na rede social Twitter.

Segundo três testemunhas citadas pelo jornal Le Soleil de Quebec, o agressor terá "cortado a garganta" da sua primeira vítima, perto do Château Frontenac".

O homem seguiu então para a rua des Remparts, onde matou uma segunda pessoa, antes de se dirigir ao porto de Quebeque, onde causou alguns feridos, segundo o jornal.

A polícia recebeu uma chamada telefónica no sábado, cerca das 22h30, a dar conta de "vários ataques armados" que estavam a acontecer "na parte antiga de Quebeque", disse Doyon, acrescentando que a polícia "colocou, de imediato, vários agentes no terreno" à procura do agressor.

O suspeito foi finalmente "detido pouco antes da 01h00", perto do Espace 400, no Porto Velho de Quebeque, disse.

O homem "foi examinado" e "transportado para um hospital para avaliação", acrescentou.

Apesar de ter sido formalmente identificado, a polícia não divulgou a identidade do jovem nem avançou se já era conhecido no departamento.

"Era um homem vestido com [um traje] medieval e tinha uma espada com ele. Os ferimentos foram feitos uma arma branca. Isto é tudo o que podemos dizer para já", referiu o porta-voz da polícia.

Quando foi detido, o homem, que, de acordo com o jornal, nasceu em 1996, estava deitado no chão, descalço e em estado de hipotermia. Tinha uma máscara preta na cara e entregou-se à polícia sem resistência, adianta o Le Soleil de Quebec, que especifica que o suspeito terá planeado o ataque durante pelo menos um ano e meio.

A polícia não avançou detalhes sobre as vítimas, referindo apenas que a natureza das lesões é "variável".

A polícia abriu uma investigação e pediu aos habitantes da região que "se mantivessem em casa" durante a noite, tendo ainda vários bairros, em particular o que alberga o parlamento de Quebeque, sido isolados por um imponente dispositivo policial.

Devido às restrições ligadas à pandemia do coronavírus, as ruas da zona antiga de Quebeque estavam muito desertas na altura em que aconteceram os ataques, disse um jornalista presente no local à agência de notícias francesa AFP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório