Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Surto no Hospital de Leiria; Autarca de Braga em isolamento

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Surto no Hospital de Leiria; Autarca de Braga em isolamento
Notícias ao Minuto

07:48 - 01/11/20 por Filipa Matias Pereira e Catarina Correia Rocha

Mundo Covid-19

O Conselho de Ministros aprovou, no sábado, a resolução que renova a situação de calamidade em todo o território nacional continental, das 00h00 do dia 4 de novembro até às 23h59 do dia 15 de novembro.

Face à situação epidemiológica do país, alargam-se a 121 concelhos as medidas especiais que tinham sido estabelecidas para os concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira. Conheça aqui os 121 concelhos abrangidos pelas novas medidas.

A tradição de visitar os cemitérios para prestar homenagem aos mortos é hoje assinalada com novas regras sanitárias, desde uso obrigatório de máscara à proibição de aglomerados, havendo alguns espaços que vão estar encerrados, devido à pandemia da Covid-19.

O mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde, divulgado este domingo, dá conta de mais 37 mortes e 3.062 infetados em 24 horas. Em termos acumulados, o país contabiliza 2.544 vítimas mortais e 144.341 casos confirmados pela doença provocada pelo novo coronavírus.  

Consulte o mapa de atualização da Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Termina aqui o registo deste domingo. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h26 - Novo Estado de Emergência? "É positivo”, mas deve ser "suave". Marques Mendes considerou, contudo, que o novo pacote de medidas de combate à pandemia é tardio" e pode "vir a ser insuficiente". Para além de ver como ponto positivo na gestão da crise sanitária o decreto de um novo Estado de Emergência, o comentador ainda elogiou António Costa, por ter tentado criar um “ambiente de consenso político e social”.

22h54 - Quinze profissionais e 12 utentes do Hospital de Leiria infetados. Quinze profissionais de saúde e 12 utentes do Serviço de Medicina II do Hospital de Santo André, em Leiria, estão infetados com o novo coronavírus, disse hoje à agência Lusa fonte da instituição. "Há um surto no Serviço de Medicina II do hospital e 15 profissionais de saúde e 12 utentes estão infetados", afirmou a fonte.

22h17 - Centro Hospitalar de Leiria suspende entrada de acompanhantes e visitas. O Centro Hospitalar de Leiria (CHL), que integra os hospitais de Leiria, Pombal e Alcobaça, anunciou hoje a suspensão da entrada de acompanhantes, visitas e cuidadores até dia 14, justificando a decisão com o contexto da pandemia de Covid-19.

21h50 - Brasil supera as 160 mil mortes e os 5,5 milhões de casos. A Covid-19 já provocou 160.074 mortos no Brasil, depois da confirmação de mais 190 óbitos nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

21h25 - Madeira com oito novos casos e primeira morte nas últimas 24 horas. "Hoje há oito novos casos positivos a reportar, pelo que a Região Autónoma da Madeira passa a contabilizar 455 casos confirmados de Covid-19" desde o início da pandemia, anunciou o Instituto da Administração de Saúde.

No boletim epidemiológico diário, a autoridade regional adianta que dos novos casos detetados, cinco são importados (quatro provenientes de Lisboa e Vale do Tejo e um de França) e três são de transmissão local.

21h05 - Angola anuncia mais 230 casos e duas mortes. Angola registou mais 230 casos de covid-19 e duas mortes no país, totalizando agora mais de 11 mil infetados, anunciou hoje o secretário de Estado angolano para a Saúde Pública.

20h29 - Autarca de Braga em isolamento critica suspensão geral das feiras. O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, considerou hoje "excessiva" a suspensão em abstrato de todas as feiras do país, numa mensagem através de uma rede social, em que também anunciou que vai ficar em isolamento profilático.

20h05 - França soma mais 231 mortos e ultrapassa 1,4 milhões de infeções. A França registou nas últimas 24 horas 231 mortes associadas à covid-19 e 46.290 novas infeções pelo novo coronavírus, aumentando para 1.413.915 o número total de infetados desde o início da pandemia, divulgaram hoje as autoridades francesas.

19h51 - Sem máscara, Bolsonaro cumprimenta idosos e abraça crianças em São Paulo. O Presidente do Brasil está desde a passada sexta-feira em Guarujá, São Paulo, para aproveitar o feriado de Finados e, este domingo, aproveitou para ir almoçar à Praia Grande, no litoral do estado. 

De acordo com a G1, quando chegou ao local, vários cidadãos encontravam-se reunidos para o receber. Sem máscara, Bolsonaro cumprimentou várias pessoas, incluindo idosos, e chegou a abraçar crianças

19h49 - Universidade de Aveiro regista mais oito casos e uma recuperação. A Universidade de Aveiro (UA) contabilizou hoje mais oito infeções pelo novo coronavírus, o terceiro maior número de casos desde que foi detetado um surto naquela instituição de ensino há cerca de um mês, indicou fonte académica.

19h35 - DGS dá alternativas para os beijos, abraços e apertos de mão. Se no início da pandemia os cumprimentos começaram a ser realizados através de um toque de cotovelos, com o avançar da propagação do vírus compreendeu-se que todo o tipo de contacto físico deve ser evitado. 

Contudo, há soluções para se manter a educação e se expressar afetos, mesmo em tempos de crise sanitária. Para garantir que não lhe faltam alternativas, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recordou, este domingo, algumas formas seguras de substituir os cumprimentos, beijos, abraços e apertos de mão.

19h05 - Novo confinamento no Reino Unido pode durar mais do que um mês. O novo confinamento em Inglaterra pode durar mais do que as quatro semanas previstas se as taxas de infeção do novo coronavírus não caírem suficientemente depressa, disse hoje o ministro do Conselho de Ministros britânico, Michael Gove.

18h53 - Associação de feirantes do Norte diz que suspensão de feiras será "fatal". A Associação Feiras e Mercados da Região Norte (AFMRN) considerou hoje que a suspensão de feiras e mercados no âmbito do combate à pandemia é uma "discriminatória" e será "fatal" para milhares de famílias e negócios.

18h38 - Presidente da República recebe partidos amanhã a partir das 11h00. De acordo com uma nota da Presidência da República, os partidos serão recebidos no Palácio de Belém, em Lisboa, por ordem crescente de representação parlamentar: Iniciativa Liberal, às 11h00, Chega, às 11h45, PEV, às 12h30, PAN, às 13:15, CDS-PP, às 14h00, PCP, às 14:45, BE, às 15h30. O PSD será ouvido por videoconferência, às 16h30, e o PS será o último partido a ser recebido, pelas 17h30.

Os partidos serão ouvidos pelo chefe de Estado após a audiência ao primeiro-ministro, agendada para as 10h30, que foi pedida por António Costa.

18h30 - Malheiro acusa Governo de gerir pandemia "na espuma dos dias". Salvador Malheiro, vice-presidente do PSD e presidente da Câmara de Ovar, voltou a criticar a estratégia do Governo para travar a pandemia no país, momentos após o primeiro-ministro ter anunciado as novas medidas excepcionais aprovadas, ontem, em Conselho de Ministros. 

Num texto divulgado nas redes sociais, o social-democrata começou por recordar que Ovar já sentiu "na pele medidas restritivas muito apertadas" durante a primeira vaga da epidemia, na qual esteve sob cerca sanitária. 

17h56 - Nove funcionárias e sete idosos infetados em centro de Arcos de Valdevez. Nove funcionárias e sete utentes do Centro Paroquial e Social de S. Jorge (CPSSJ), concelho de Arcos de Valdevez, tiveram resultado positivo para o novo coronavírus, anunciou hoje a direção da instituição que resolveu "isolar todos os idosos".

17h43 - Alunos do secundário de Paços de Ferreira passam a ter aulas à distância. Duas escolas secundárias de Paços de Ferreira, concelho do Tâmega e Sousa, região que tem vindo a registar aumento de casos da Covid-19, anunciaram hoje que vão passar a ter aulas à distância a partir de segunda-feira.

17h21 - Itália supera os 700 mil casos de contaminações pela Covid-19. Itália registou hoje 27.907 contaminações com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de casos para 709.335 desde o início da pandemia, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

17h09 - Marcelo, Ferro e Costa prestam homenagem aos mortos na 2.ª feira em Belém. O chefe de Estado, o presidente da Assembleia da República e o primeiro-ministro vão participar na segunda-feira de manhã numa cerimónia de homenagem aos mortos, junto ao Palácio de Belém, em Lisboa, em dia de luto nacional.

De acordo com o programa previsto, esta "Cerimónia do içar da bandeira nacional em dia de luto nacional e homenagem a todos os falecidos, em especial às vítimas da pandemia da doença Covid-19" terá início pelas 10h00, com a chegada do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

16h32 - Presidente da Proteção Civil do Porto defende Estado de Emergência. Marco Martins defendeu hoje que o Estado de Emergência deve ser declarado ainda que "de forma geral" e considera as medidas anunciadas pelo Governo de combate à Covid-19 como "muito positivas".

16h12 - Autarca de Vila Real resignado com inclusão na lista de risco elevado. O presidente da Câmara de Vila Real disse hoje resignar-se à inclusão na lista de municípios com "risco elevado de transmissão" e que as medidas vão ter um "impacto significativo", esperando que tenham sido "bem ponderadas e estudadas".

16h05 - Mesão Frio preocupado com inclusão na lista de municípios de risco. O presidente da Câmara de Mesão Frio, Alberto Pereira, mostrou-se hoje resignado, mas preocupado, com as consequências económicas resultantes da inclusão do concelho na lista de risco elevado de transmissão do novo coronavírus.

15h59 - Mais 15 positivos elevam para 28 casos de lar em São Brás de Alportel. O Lar de Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel registou no sábado mais 15 casos de utentes positivos ao novo coronavírus, que se encontram sem sintomas de covid-19, anunciou a Câmara Municipal.

15h55 - Polícia dispersa cerca de 300 pessoas em 'rave' de Halloween em Inglaterra. Na última semana, a polícia britânica tem dispersado dezenas de festas ilegais, num momento em que o crescimento da pandemia no Reino Unido está a começar a pressionar os serviços de saúde públicos, sobretudo em Inglaterra.

No dia em que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson anunciou que Inglaterra entrará em confinamento obrigatório durante um mês, a polícia inglesa dispersou uma festa de Halloween com cerca de 300 pessoas numa quinta perto de Wigan

15h08 - Estratégia? "Deveria ter sido aprovada no verão" - A estratégia anunciada sábado pelo Governo para o combate à pandemia de covid-19 "é importante", mas já devia ter sido aprovada no verão, afirmou hoje à agência Lusa o bastonário da Ordem dos Médicos (OM).

15h02 - Atualização em África - O continente africano notificou nas últimas 24 horas mais 239 mortes devido à covid-19, aumentando para 42.869 o total de vítimas mortais pelo novo coronavírus, que já infetou 1.784.083 pessoas na região, segundo dados oficiais.

14h56 - Atualização no Irão - O número de mortos causado pelo novo coronavírus bateu hoje novo recorde no Irão, com 434 óbitos em 24 horas, o que eleva o total de mortes desde o início da pandemia para mais de 35 mil, anunciou o Ministério da Saúde.

14h35 - Recorde de internamentos - Os internamentos por covid-19 nos hospitais portugueses ultrapassaram nas últimas 24 horas os 2.000, estando agora internados um total de 2.122 doentes, indica hoje o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

14h27 - Não se esqueça que, este domingo, a circulação entre concelhos ainda está limitada. As forças de segurança estão nas principais estradas a fazer o controlo. 

Notícias ao MinutoPSP© Getty Images

14h22 - HFF com nova unidade - O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) vai dispor, a partir do mês de novembro, de uma nova unidade de urgência dedicada à Covid-19, num investimento de 1,2 milhões de euros.

14h16 - Atualização nos Açores - As 976 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região nas últimas 24 horas diagnosticaram um caso positivo de covid-19 na ilha de São Miguel, verificando-se atualmente 78 casos positivos ativos nos Açores.

14h06 - Portugal regista mais 37 mortos e 3.062 infetados. Com esta atualização, Portugal contabiliza um total acumulado de 2.544 vítimas mortais e 144.341 infetados. 

13h40 - No cemitério de Benfica, em Lisboa, hoje não houve uma enchente de gente a homenagear os mortos como noutros anos, mas quem foi cumpriu regras de segurança, mesmo que não concordasse com restrições nas visitas aos finados.

13h27 - A câmara de Bragança está a instalar uma tenda de apoio à Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE) na realização de testes covid-19, equipamento que entrará em funcionamento "durante a tarde" de segunda-feira, anunciou hoje a autarquia.

13h17 - Feirantes acusam Governo de lhes "tirar o pão" - O presidente da Federação Nacional das Associações de Feirantes acusou hoje o Governo de "tirar o pão aos feirantes" por proibir, a partir de quarta-feira, as feiras em 121 municípios no âmbito das medidas para travar a pandemia.

13h13 - No dia dedicado à homenagem aos mortos, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, quem ruma aos cemitérios cumpre as regras que a covid-19 impôs. Não há abraços. Só olhares cúmplices entre famílias "vizinhas" de jazigo.

13h06 - A Câmara de Matosinhos vê as medidas de combate à covid-19 anunciadas pelo Governo como "um justo equilíbrio entre a defesa da saúde e a economia" e convocou para segunda-feira nova reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil.

12h56 - O presidente da Câmara de Vila Real disse hoje resignar-se à inclusão na lista de municípios com "risco elevado de transmissão" e que as medidas vão ter um "impacto significativo", esperando que tenham sido "bem ponderadas e estudadas".

12h52 - O presidente da Câmara de Mesão Frio, Alberto Pereira, mostrou-se hoje resignado, mas preocupado com as consequências económicas resultantes da inclusão do concelho na lista de risco elevado de transmissão do novo coronavírus.

12h48 - Medidas do Governo "vêm tarde" - A bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE) considerou hoje que as medidas do Governo para melhorar as condições sanitárias em Portugal no quadro da pandemia de covid-19 "vêm tarde", uma vez que "houve muitos meses para as preparar".

12h37 - Atualização mundial - O novo coronavírus infetou mais de 46 milhões de pessoas em todo o mundo desde dezembro de 2019, quando foi diagnosticado o primeiro caso, 1,19 milhões das quais morreram, segundo o balanço diário da agência France-Presse (AFP).

12h31 - Atualização na Austrália - Pela primeira vez em quase cinco meses, a Austrália não registou nenhum novo caso de contágio local de Covid-19.

12h09 - 500 escolas com casos confirmados - A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou hoje que são mais de 500 as escolas com casos confirmados de covid-19 e considerou "irresponsável" que o Governo tenha mantido as atuais medidas nos estabelecimentos de ensino.

12h08 - A 'pesada' fatura de adiar casamentos devido à Covid-19 - Muitos casais recorrem a empréstimos bancários para suportar as despesas da cerimónia, que serão pagos, porventura, com o valor das prendas oferecidas pelos convidados. Mas se, noutras alturas, esse empréstimo funcionava apenas como um adiantamento para suportar as despesas, agora muitos casais já estão a pagar as prestações de uma cerimónia que não sabem quando será realizada.

11h52 - Medidas do Governo "positivas mas pecam por tardias" - O presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP), Ricardo Mexia, considerou hoje que as medidas adotadas pelo Governo no sábado para travar o avanço da pandemia da covid-19 são "positivas mas pecam por tardias".

11h21 - Novas restrições na Alemanha - As novas restrições para fazer face à pandemia de covid-19 vão custar à economia alemã 19.000 milhões de euros e cerca de 600.000 empregos, segundo estimativas contidas em estudos de institutos de estudos económicos hoje divulgados.

11h17 - Primeira morte na Madeira - A Madeira registou hoje a primeira morte provocada pela covid-19, tratando-se de uma mulher com 97 anos que se encontrava hospitalizada no Hospital do Funchal, informou a Secretaria Regional da Saúde do arquipélago.

11h05 - Eficácia das medidas do Governo "dependem de cada um" - Ex-diretor da Direção-Geral da Saúde Francisco George defendeu hoje que as medidas tomadas no sábado em Conselho de Ministros para conter a propagação da pandemia de covid-19 só serão eficazes se forem cumpridas por todos.

10h21 - A Associação Nacional de Parceiros das Plataformas Alternativas de Transportes (ANPPAT) defende que o Governo deveria dar um apoio à atividade de forma a ainda existirem operadores para trabalhar quando a pandemia de covid-19 for ultrapassada.

10h04 - "O uso obrigatório de máscara em espaços públicos é uma medida preventiva fundamental para reduzir o risco de exposição e transmissão da doença", lembra o SNS

09h36 - O Ministério da Saúde espanhol relembra, na rede social Twitter, as medidas que devem ser adotadas pela população para controlar o contágio do SARS-CoV-2.

09h29 - Portugal é noticia lá fora - A imprensa espanhola destaca, este domingo, as novas medidas anunciadas pelo Governo português no sábado, no final do Conselho de Ministros extraordinário: "Confinamento de 70% da população".

09h16 - Atualização na Rússia - A Rússia contabilizou hoje um novo recorde diário de casos de covid-19, com 18.665 contágios detetados em 85 regiões do país, mantendo a tendência de alta, indicaram as autoridades sanitárias locais.

08h46 - Governo apoia 78 emigrantes em carência - O Governo está a ajudar com um apoio extraordinário 78 portugueses em situação de carência devido à pandemia de covid-19 e que residem em países com sistemas sociais e de saúde inexistentes ou insuficientes, segundo fonte oficial.

08h04 - Marcelo decreta Estado de Emergência, se Costa quiser - Revela o jornal Expresso que "Marcelo Rebelo de Sousa deve decretar o estado de emergência se António Costa lhe manifestar a intenção de avançar com o recolher obrigatório nos concelhos identificados como críticos". 

07h22 - Atualização na Alemanha: A Alemanha regista, este domingo, mais 14.177 casos de Covid-19 num total de 532.930 infetados, de acordo com os dados avançados pelo Instituto Robert Koch. Há ainda a destacar mais 29 mortos em 24 horas, o que eleva o total de óbitos, desde o início da pandemia, para os 10.481.

07h10 - Enquanto dormia:

Bom dia. Acompanhe neste registo todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus. Recorde o anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório