Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Mitsotakis envia condolências à Turquia pelo sismo que fez oito mortos

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, telefonou hoje ao Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, para expressar as suas "condolências" pela perda de vidas humanas no terramoto que atingiu os dois países vizinhos e provocou, pelo menos, oito mortos.

Mitsotakis envia condolências à Turquia pelo sismo que fez oito mortos
Notícias ao Minuto

16:11 - 30/10/20 por Lusa

Mundo Grécia

"Acabo de ligar para o Presidente turco para expressar as minhas condolências pela perda trágica de vidas. Nestes momentos, os nossos povos precisam de estar juntos, independentemente das nossas diferenças", escreveu Mitsotakis, numa altura em que os dois países discutem a delimitação das águas do Mediterrâneo Oriental, com extensas reservas de hidrocarbonetos.

Um forte terramoto foi registado hoje no mar Egeu, entre a costa turca e a ilha grega de Samos, provocando o desabamento de edifícios na cidade de Izmir, no oeste da Turquia, provocando pelo menos oito mortos e muitos feridos, segundo as autoridades dos dois países.

Em Izmir, a terceira maior cidade da Turquia, seis pessoas morreram, incluindo uma que se afogou, e 202 ficaram feridas, de acordo com a presidência da Gestão de Emergências e Desastres do país.

O governador da cidade, Yavuz Selim Kosger, disse que pelo menos 70 pessoas foram resgatadas dos destroços, quatro edifícios foram destruídos e mais de 10 colapsaram, enquanto outros ficaram também danificados e as buscas continuam em, pelo menos, 12 edifícios.

Na Grécia, na ilha de Samos, a agência francesa France-Press, citando a televisão pública grega, indicou que se trata de dois adolescentes que voltavam da escola para casa e ficaram presos por um muro que desabou numa rua estreita.

Os menores, de 15 e 17 anos, foram localizados graças aos seus pais terem encontrados os telemóveis junto dos escombros.

Além disso, o terramoto causou quatro feridos e vários pequenos 'tsunamis', que inundaram muitas empresas localizadas no passeio marítimo e inundaram as estradas mais próximas da costa.

O terramoto, de magnitude 7 segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico, ocorreu ao largo da ilha grega de Samos, no arquipélago do Dodecaneso, e foi fortemente sentido na Grécia e na Turquia.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos estimou hoje a mesma magnitude de 7,0 do sismo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório