Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Ucrânia quer dissolver TC por anular medidas anticorrupção

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, propôs hoje ao parlamento a dissolução do Tribunal Constitucional, cuja decisão altamente polémica de invalidar certas medidas anticorrupção levou mil manifestantes às ruas para protestar.

Ucrânia quer dissolver TC por anular medidas anticorrupção
Notícias ao Minuto

15:30 - 30/10/20 por Lusa

Mundo Tribunal

Zelensky submeteu ao parlamento um projeto de lei sobre "a renovação da confiança pública na justiça constitucional" que declara "nula" a decisão do tribunal, "adotada em situação de conflito de interesses" dos juízes e que "acaba com os poderes" de todos os seus magistrados.

Controlado por cerca de 50 deputados pró-Rússia, este órgão anunciou na quarta-feira ter cancelado parte das leis anticorrupção em vigor há vários anos, considerando-as demasiado severas.

A decisão remove nomeadamente, a responsabilidade criminal de funcionários condenados por falsas declarações de rendimentos, crime punível, até agora, com dois anos de prisão.

Além disso, fechou o acesso a todas as declarações publicadas online e reduziu os poderes da agência governamental responsável pelo controlo desses documentos.

Esta decisão teve um forte impacto na Ucrânia, tendo Zelenskiy considerado, na quinta-feira, tratar-se de "uma ameaça à segurança nacional" e exigido a preparação de novos projetos de lei anticorrupção e a investigação das circunstâncias que levaram à sentença.

Hoje de manhã, mais de mil pessoas, incluindo muitos ativistas anticorrupção e estudantes, protestaram contra a decisão em frente do tribunal, empunhando cartazes nos quais se podia ler "Tribunal Corrupcional da Ucrânia" e "Fora com os porcos do Tribunal Constitucional".

Alguns dos manifestantes lançaram granadas de fumo para o edifício e ameaçaram invadir o local, antes de dispersarem pacificamente. A polícia não interveio.

O presidente do tribunal, Oleksandre Toupytsky, acusou a Presidência de tentar amordaçar a instituição, alegando que o projeto contém "sinais de um golpe de Estado".

"O objetivo de tudo isto é criar um tribunal neutro e obediente", disse o magistrado em conferência de imprensa.

"Não estou a acusar o Presidente, mas a sua comitiva está a fazer um péssimo trabalho", acrescentou.

Ao denunciar a decisão do Tribunal, a oposição e muitos especialistas também criticaram o projeto de lei presidencial, argumentando que a Constituição ucraniana não prevê a possibilidade de destituir os juízes do Constitucional por votação parlamentar nem de anular as suas decisões.

O sistema judicial da Ucrânia é considerado notoriamente corrupto, e vários juízes do Tribunal Constitucional são alvo de investigações criminais devido a declarações falsas.

O cancelamento da reforma implica o risco de suspensão de ajuda financeira ocidental, da qual a Ucrânia depende muito, e o fim do regime de isenção de vistos da União Europeia a ucranianos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório