Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Uma eleição de Biden abre "oportunidade de reset na relação com a UE"

O antigo presidente da Comissão Europeia Durão Barroso afirmou hoje que uma vitória de Joe Biden nas presidenciais norte-americanas abre "uma oportunidade de 'reset'" na relação da União Europeia (UE) com os Estados Unidos.

Uma eleição de Biden abre "oportunidade de reset na relação com a UE"
Notícias ao Minuto

12:13 - 30/10/20 por Lusa

Mundo Durão Barroso

"Com Biden, se se confirmar a sua vitória, que é aquilo que parecem indicar as sondagens, nós vamos ter a oportunidade de um 'reset' [restabelecimento] da relação com a Europa", disse José Manuel Durão Barroso, numa formação sobre a próxima presidência portuguesa da UE organizada pela Lusa.

Para o ex-presidente da Comissão, "a relação Estados Unidos-Europa, hoje em dia, é talvez a pior desde a II Guerra Mundial".

"Desde a própria criação da Comunidade Europeia e da criação da NATO, estamos no momento mais baixo das relações. Há um problema grave de falta de confiança e já houve estragos muito sérios que foram feitos", disse.

"E acho que não voltará a ser como antes a relação, mesmo com Biden", afirmou.

Com Joe Biden, no entanto, Durão Barroso pensa que "há hipótese desse 'reset'", o que é "muito importante", não só para os Estados Unidos e a Europa, como também "para o mundo".

"Porque, ao fim e ao cabo, a Europa e os Estados Unidos partilham os mesmos valores, de liberdade, de democracia. Com diferenças nalgumas áreas, mas, no essencial, estamos do mesmo lado no que toca aos grandes valores", frisou.

Joe Biden é candidato à Presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata e concorre com o Presidente em funções, Donald Trump, do Partido Republicano.

As eleições presidenciais norte-americanas são no dia 3 de novembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório