Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Procurador grego quer penas mais pesadas para liderança do Aurora Dourada

O procurador adjunto responsável pelo julgamento do partido grego Aurora Dourada interpôs hoje recurso exigindo sentenças mais pesadas para o líder e seis integrantes dessa formação neonazi, presos por "liderar uma organização criminosa", segundo a agência de notícias AFP.

Procurador grego quer penas mais pesadas para liderança do Aurora Dourada
Notícias ao Minuto

12:09 - 30/10/20 por Lusa

Mundo Grécia

Stelios Kostarelos interpôs recurso por entender que estes integrantes do Aurora Dourada deveriam ser condenados ao máximo da pena prevista em lei para este crime, ou seja, 15 anos de prisão.

No entanto, de acordo com o veredicto do Tribunal Criminal de Atenas, Nikos Michaloliakos, o líder do Aurora Dourada, e seis outros principais membros deste partido foram condenados à prisão efetiva com penas entre 10 e 13 anos.

De acordo com Stelios Kostarelos, essas sete pessoas "exerceram domínio completo sobre todos os atos criminosos" perpetrados por membros da Aurora Dourada, incluindo assassínios e violência contra migrantes ou simpatizantes de esquerda.

A opinião de Stelios Kostarelos opõe-se à da procuradora principal do julgamento, Adamantia Economou, que exigiu a absolvição por acreditar que não há evidências suficientes para a constituição do crime de "liderança de organização criminosa".

O histórico veredicto de 07 de outubro do Tribunal Criminal de Atenas encerrou cinco anos e meio de julgamento, um dos mais importantes dos últimos anos na Grécia.

Além do líder e altos quadros do Aurora Dourada, dezenas dos seus membros foram condenados a penas de prisão.

A maioria dos condenados foi detida a 22 de outubro, exceto Christos Papas, número dois do Aurora Dourada, que está foragido, e o eurodeputado Yannis Lagos, eleito sob a bandeira deste partido e que ainda goza de imunidade parlamentar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório