Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

EUA. Conflitos raciais, mau tempo e crise económica em Filadélfia

A zona oeste da cidade de Filadélfia, alvo de pilhagens na terça-feira, na sequência da morte do afro-americano Walter Wallace Jr fez aumentar a vigilância policial e espera-se a chegada da Guarda Nacional na sexta-feira.

EUA. Conflitos raciais, mau tempo e crise económica em Filadélfia
Notícias ao Minuto

21:45 - 29/10/20 por Lusa

Mundo Filadélfia

Apesar dos confrontos e pilhagens não se registaram incidentes nas últimas 24 horas ainda que polícia se mostre preocupada após ter sido detetada hoje uma carrinha com garrafas de gás num parque de estacionamento subterrâneo próximo do centro da cidade.

De acordo com a polícia, o veículo foi encontrado às 10:00 (15:00 em Lisboa) após o visionamento das imagens captadas por câmaras de vigilância mas o assunto está a ser investigado não tendo sido estabelecida até ao momento nenhuma relação com os distúrbios provocados pela morte de Walter Wallace Jr.

O afro-americano de 27 anos foi abatido pela polícia que disparou dez tiros porque o homem manteve uma faca sem obedecer às ordens da polícia.

Tratava-se de um indivíduo com distúrbios mentais.

A ação da polícia foi gravada e difundida através das redes sociais voltando a centrar os temas do racismo e da violência policial contra afro-americanos na campanha eleitoral para as eleições de terça-feira.

Donald Trump condenou os atos de pilhagem atacando a autarquia de Filadélfia liderada por Jim Kenney do Partido Democrata. 

"Eles deviam saber tomar conta deles próprios", disse Donald Trump.

Joe Biden condenou os atos de vandalismo que se seguiram à morte de Wallace mas frisou que é inaceitável que "um distúrbio mental" termine em morte, referindo-se desta forma à atitude dos dois agentes da polícia envolvidos no caso.

Na última noite, na rua 52, zona oeste de Filadélfia (West Philadelphia) mais de 50 agentes do Departamento da Polícia de Filadélfia guardavam dois quarteirões dispostos nas várias esquinas equipados com escudos e capacetes.

Os únicos incidentes, sem gravidade, relacionavam-se com insultos verbais contra os agentes.

A presença policial ficou a dever-se a suspeitas sobre eventuais distúrbios - que não se registaram - e numa altura em que foi decretado o recolher obrigatório a partir das 21:00 naquela zona da cidade e que se vai manter em vigor durante os próximos dias.

Para reforçar a segurança, a poucos dias das eleições, foi mobilizada a Guarda Nacional, do estado da Pensilvânia, que é aguardada na sexta-feira. 

Hoje, no centro de Filadélfia, os pequenos comerciantes e os grandes estabelecimentos comerciais estão a proteger as montras com grandes painéis de madeira, mas não é apenas por receio de que os confrontos se alastrem.

O mau tempo com chuva forte vai fazer-se sentir na Pensilvânia até sábado e muitos negócios faliram por causa da pandemia de covid-19 e os locais estão a ser protegidos.

Alheios a qualquer irregularidade continuam a funcionar os dois pontos mais importantes da História da cidade, o Independence Hall, onde os delegados das 13 colónias aprovaram a Declaração de Independência, no dia 04 de julho de 1776 e o Liberty Bell Center, ("Sino da Liberdade"). 

O monumento na zona mais antiga da "primeira capital do país" está a ser visitado por algumas dezenas de turistas norte-americanos. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório