Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

França/Ataques: Vaticano condena ataque em Nice

O Vaticano condenou hoje o ataque à faca que provocou a morte a três pessoas numa igreja católica de Nice, no sudeste de França, dizendo que "o terrorismo e a violência nunca serão aceites".

França/Ataques: Vaticano condena ataque em Nice
Notícias ao Minuto

13:09 - 29/10/20 por Lusa

Mundo Igreja Católica

um momento de dor num período de confusão. O terrorismo e a violência nunca podem ser aceites", refere um comunicado do porta-voz do Vaticano Matteo Bruni.

A nota acrescenta que o Papa Francisco "ora pelas vítimas e seus familiares", "para que a violência cesse, para que possamos mais uma vez ser considerados como irmãos e não como inimigos, para que o querido povo francês possa reagir unido contra o mal, com o bem".

Duas pessoas, um homem e uma mulher, foram mortas na igreja de Notre-Dame, no centro de Nice, onde ocorreu o ataque. Uma terceira vítima, que tinha ficado gravemente ferida, acabou por morrer num bar perto da igreja, onde se tinha refugiado.

A procuradoria antiterrorista francesa anunciou a abertura de uma investigação por "assassínio" após o ataque, em que pelo menos uma das vítimas mortais foi degolada e várias outras pessoas ficaram feridas.

Este é o terceiro ataque que ocorre desde a abertura em setembro de um julgamento de terrorismo sobre as mortes no jornal satírico Charlie Hebdo e em um supermercado judaico que ocorreram em janeiro de 2015.

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, elevou hoje o nível de alerta terrorista em todo o país e a segurança de edifícios, transportes e locais públicos passará para o nível "emergência atentado".

Castex, que anunciou a medida na Assembleia Nacional, qualificou o ataque de "ignóbil, bárbaro e abjeto" e prometeu uma resposta "firme, implacável e imediata".

O primeiro-ministro anunciou também uma reunião do Conselho de Defesa Nacional de França para sexta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório