França/Ataques: Vaticano condena ataque em Nice

O Vaticano condenou hoje o ataque à faca que provocou a morte a três pessoas numa igreja católica de Nice, no sudeste de França, dizendo que "o terrorismo e a violência nunca serão aceites".

Jorge Urosa Savino, arcebispo emérito de Caracas

© Reuters

Lusa
29/10/2020 13:09 ‧ 29/10/2020 por Lusa

Mundo

Igreja Católica

um momento de dor num período de confusão. O terrorismo e a violência nunca podem ser aceites", refere um comunicado do porta-voz do Vaticano Matteo Bruni.

A nota acrescenta que o Papa Francisco "ora pelas vítimas e seus familiares", "para que a violência cesse, para que possamos mais uma vez ser considerados como irmãos e não como inimigos, para que o querido povo francês possa reagir unido contra o mal, com o bem".

Duas pessoas, um homem e uma mulher, foram mortas na igreja de Notre-Dame, no centro de Nice, onde ocorreu o ataque. Uma terceira vítima, que tinha ficado gravemente ferida, acabou por morrer num bar perto da igreja, onde se tinha refugiado.

A procuradoria antiterrorista francesa anunciou a abertura de uma investigação por "assassínio" após o ataque, em que pelo menos uma das vítimas mortais foi degolada e várias outras pessoas ficaram feridas.

Este é o terceiro ataque que ocorre desde a abertura em setembro de um julgamento de terrorismo sobre as mortes no jornal satírico Charlie Hebdo e em um supermercado judaico que ocorreram em janeiro de 2015.

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, elevou hoje o nível de alerta terrorista em todo o país e a segurança de edifícios, transportes e locais públicos passará para o nível "emergência atentado".

Castex, que anunciou a medida na Assembleia Nacional, qualificou o ataque de "ignóbil, bárbaro e abjeto" e prometeu uma resposta "firme, implacável e imediata".

O primeiro-ministro anunciou também uma reunião do Conselho de Defesa Nacional de França para sexta-feira.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas