Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Mulher foi decapitada em ataque à faca em Nice. Há pelo menos três mortos

O atacante terá gritado "Allahu Akbar" durante o ataque e enquanto estava a ser detido.

Mulher foi decapitada em ataque à faca em Nice. Há pelo menos três mortos
Notícias ao Minuto

10:20 - 29/10/20 por Sara Gouveia

Mundo França

Um homem munido de uma faca decapitou uma mulher e matou outras duas pessoas, na manhã desta quinta-feira, na cidade francesa de Nice, naquele que está a ser considerado como um possível ataque terrorista na área basílica de Notre Dame. 

O autarca de Nice, Christian Estrosi, deu conta aos jornalistas, segundo conta a Reuters, que o suspeito teria gritado "Allahu Akbar" (Deus é Grande) durante o ataque, mesmo enquanto estava a ser detido. O atacante foi transportado para o hospital depois de ter sofrido um ferimento de bala durante a detenção.

"É tempo de a França se exonerar das leis da paz de forma a limpar o fascismo islâmico do nosso território", disse, acrescentando que as vítimas tinham sido mortas de "uma forma horrível".

"Os métodos assemelham-se, sem dúvida, aos usados contra o corajoso professor Samuel Paty", referiu ainda. 

Depois de uma fonte policial ter dado conta de que uma mulher tinha sido decapitada, a política de extrema-direita, Marine Le Pen, em declarações aos meios de comunicação social, corroborou a informação.

Segundo as autoridades, há pelo menos três mortes a registar, duas mulheres e um homem, e vários feridos. O corpo de uma das mulheres terá sido encontrado dentro do edifício religioso, enquanto a outra terá tentando refugiar-se dentro de um café próximo pouco antes de morrer.

O ataque surge menos de um mês depois de um professor ter sido decapitado por um homem com motivações religiosas.

Entretanto, em Avignon, terá tido lugar um segundo ataque à faca. O suspeito, que terá tentado esfaquear polícias, foi abatido. Não se sabe se os ataques estarão relacionados.

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório