Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Sem pompa e entusiasmo, novo aeroporto de Berlim despega

Mãos nos bolsos, Horst Idelberger veio despedir-se do aeroporto de Tegel, que dará lugar ao novo BER, do outro lado da cidade, um projeto "longo demais, atrasado demais", que inaugura no próximo sábado.

Sem pompa e entusiasmo, novo aeroporto de Berlim despega
Notícias ao Minuto

08:42 - 29/10/20 por Lusa

Mundo Berlim

O aeroporto Willy-Brandt de Berlim Brandeburgo (BER), que de novo já tem pouco, não vai ter direito a festa. O entusiasmo pela sua abertura foi-se perdendo ao longo dos nove anos de atrasos, com derrapagens nos custos e avarias inimagináveis para uma obra deste século.

Idelberger, reformado há muito, abana a cabeça. Já não há nada mais a dizer sobre o aeroporto que envergonha muitos alemães, e que começou a ser construído há quase quinze anos. O engenheiro, que trabalhou em Tegel na década de 1970, quis ver os aviões comerciais a partir pela última vez.

Ainda aqui não trabalhava quando o primeiro aterrou, a 02 de janeiro de 1960. A 08 de novembro levantará voo o último. Os dois da mesma companhia, Air France. As recordações são boas, garante, enquanto se afasta para apanhar um autocarro, em frente ao terminal A.

Já são menos os que levam os passageiros à cidade. As malas que cruzam as portas giratórias também vão chegando espaçadamente. Os restaurantes estão fechados e há uma sensação de final à vista que emociona alguns.

Jürgen veio de bicicleta tirar as últimas fotografias ao "velhinho Tegel" em atividade. Brinca com o facto de ser o único a pedalar até ali por esse motivo, mas não tarda em ver outros que seguram câmaras na mão. Ainda não pisou o novo aeroporto, mas também não está curioso, confessa.

A linha de comboio que liga a cidade ao BER já funciona, mas os primeiros meses de viagem não se estimam fáceis. No meio de uma pandemia, com o setor da aviação altamente debilitado, apenas parte das lojas e restaurantes terão as portas abertas, o terminal 2 permanecerá fechado e a capacidade para 27 milhões de passageiros por ano vai estar longe de ser cumprida.

Depois de mais de dez datas de inauguração falhadas, as celebrações de abertura prometem dar lugar a alívio e a manifestações. Além do grupo Extintion Rebellion, que já prometeu atos de "desobediência civil", também os taxistas prometem não ficar de braços cruzados.

Martin, nome fictício, explica que tal como ele, centenas de condutores de táxi estão impedidos de transportar passageiros do BER até à cidade. "Somos obrigados a levá-los, mas depois temos de voltar vazios", adiantou, preferindo não se identificar.

"Trabalho em Tegel todos os dias, quando isto acabar vou ficar sem serviços e sem dinheiro", lamentou, encolhendo os ombros, enquanto aguarda a entrada de dois passageiros.

No monitor que regista as partidas e chegadas, ainda na estrada que recebe Tegel, um novo voo com destino a Lisboa aparece na lista.

"Possivelmente será a última vez que cá venho", revela Gonçalo, a viver há três anos em Berlim. "Esta é uma mudança natural, se este aeroporto já é pequeno, é preciso mudar para outro, mas a demora e todos os erros e escândalos são incompreensíveis".

No BER foram contabilizados mais de 1.500 erros, que vão desde o espaço entre os degraus das escadas rolantes, às falhas no sistema de deteção de incêndios ou de refrigeração.

"Já não quero saber", desabafa Jehöne, "passei quase a minha vida toda a ouvir falar do 'novo', que já é velho, aeroporto", continua.

A berlinense de 29 anos recorda que ainda andava na escola quando o BER começou a ser construído. "Será que vai mesmo abrir? Não sei, não quero saber. Finalmente acaba toda esta anedota", chuta.

Com um orçamento ultrapassado em quase 4 mil milhões de euros para a sua construção, os contribuintes vão continuar a pagar uma almofada que permitirá salvar milhares de postos de trabalho de funcionários ligados ao aeroporto.

A sudeste de Berlim, colado ao antigo aeroporto de Schönefeld, rebatizado "terminal 5", o BER espera compensar as turbulências dos últimos anos, tornando-se o terceiro maior da Alemanha, depois dos de Frankfurt e Munique.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório