Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

AO MINUTO: Mais de quatro mil novos infetados, 2.474 só na região Norte

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais de quatro mil novos infetados, 2.474 só na região Norte
Notícias ao Minuto

08:00 - 29/10/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia vão reunir-se esta tarde, por videoconferência, para discutir a resposta coordenada à pandemia de Covid-19, numa altura em que a Europa enfrenta uma segunda vaga cada vez mais forte.

Os dados mais recentes, emitidos pela Direção-Geral da Saúde, dão conta de 4.224 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas em Portugal, o que representa um novo recorde e mais 33 mortos. Em termos acumulados, o país soma 132.616 casos de infeção e 2.428 óbitos. Mais de 75 mil pessoas (75.702) recuperaram da Covid-19. Atualmente, há 54. 486 casos ativos em território nacional - mais 2.490 face à véspera.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez mais de 1,1 milhões de mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China e há ainda mais de 44,5 milhões  de infetados.

Consulte o mapa de atualização da Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

16h - Este registo chegou ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h52 - A Associação Portuguesa de Serviços Técnicos para Eventos (APSTE) condenou hoje as recentes declarações da diretora-geral de Saúde admitindo maiores restrições à realização de eventos, classificando-as como "um verdadeiro atentado à sobrevivência de todo um setor".

15h49 - O parlamento espanhol aprovou hoje em Madrid a prorrogação do estado de emergência para lutar contra a pandemia de Covid-19 durante seis meses, até 09 de maio de 2021.

Além disso, a mara alta (Senado) do parlamento espanhol decidiu hoje instar o Governo a homologar máscaras transparentes para que as pessoas que sofrem de surdez possam ler os lábios e proteger-se contra o contágio do novo coronavírus.

15h27 - O Presidente da República afirmou hoje que os próximos passos do combate à Covid-19 dependem também dos partidos e que um eventual regresso ao estado de emergência acontecerá "por proposta de outro órgão de soberania".

15h08 - O número de vítimas mortais do surto de covid-19 associado a valências da Misericórdia de Vila Viçosa (Évora) subiu hoje para cinco, com a morte de uma idosa, de 83 anos, revelou fonte hospitalar.

14h27 - Dois profissionais de saúde e quatro guardas da cadeia de Custóias, em Matosinhos, distrito do Porto, apresentaram teste positivo para o novo coronavírus, aguardando-se o resultado da testagem a mais 24 guardas, disse hoje fonte oficial.

14h19 - Açores registam novo teste positivo em utente que já tinha recuperado. O caso diagnosticado reporta-se a um homem de 31 anos, não residente na região, que chegou à ilha do Faial proveniente de uma ligação aérea do continente português e teve resultado positivo no teste de despiste realizado à chegada.

14h11 - O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa admite que atravessamos uma "situação grave" e que, por isso, é preciso um "consenso social" e que "as pessoas levem a sério e percebam mesmo que a situação é grave e levem a sério as medidas". É este "o equilíbrio que tem de se fazer", disse o chefe de Estado ao início da tarde

14h00 - Já foi divulgado o relatório da DGS relativo à situação epidemiológico no país nas últimas 24 horas. Foi superada a 'barreira' dos quatro mil casos. Há mais 4.224 novos contágios no país, 2.474 só na região Norte, e mais 33 óbitos a registar. Estão 1.834 pessoas internadas, mais 40 do que na véspera, 269 das quais em unidades de Cuidados Intensivos (mais sete).

13h47 - PEV quer máscaras gratuitas e deduzir despesas no IRS com máscaras e gel. Os Verdes apresentaram hoje as primeiras 24 propostas de alteração ao Orçamento do Estado de 2021, incluindo a distribuição gratuita de máscaras sociais e que seja possível deduzir no IRS as despesas com máscaras de proteção e gel desinfetante

13h35 - Mais oito utentes do lar da Santa Casa da Misericórdia de Grândola (Setúbal) estão infetados com o vírus que provoca a covid-19, fazendo subir para 27 o número de casos relacionadas com o surto nesta instituição, foi hoje revelado.

13h33 - O número de casos de infeção pelo novo coronavírus na Unidade de Cuidados Continuados da Misericórdia de Vila Real subiu para 13 e há ainda cinco colaboradores positivos num lar de idosos, revelou hoje a instituição.

13h27 - Um homem de 59 anos foi detido pela GNR em Redondo, no distrito de Évora, por violação do confinamento obrigatório a que estava sujeito devido à pandemia de covid-19, divulgou hoje a força de segurança.

13h18 - Uma professora da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) lidera um projeto que pretende, através de um teste "inovador", identificar a reposta imunológica dos doentes assintomáticos após infeção pelo novo coronavírus, que provoca a covid-19.

12h55 - A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 1.175.992 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse. Mais de 44.561.260 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus em todo o mundo.

12h46 - Pelo menos 18 elementos da estrutura do Cova da Piedade estão infetados com o novo coronavírus, dos quais 15 são jogadores do plantel, revelou hoje à Lusa fonte do clube da II Liga portuguesa de futebol.

12h33 - O presidente russo, Vladimir Putin, garantiu hoje que não será decretado confinamento nacional, apesar do aumento drástico do número de casos de covid-19 registados nas últimas semanas na Rússia.

12h27 - O surto por covid-19 no lar de Alguber, no concelho do Cadaval, registou um aumento de 32 para 42 infetados, informou hoje aquele município do distrito de Lisboa.

12h19 - atividade turística não recuperou em setembro, de acordo com a estimativa rápida sobre o setor divulgada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). As dormidas de residentes terão diminuído 8,5% (-2,1% em agosto) e as de não residentes terão decrescido 71,9% (-72,0% no mês anterior).

12h17 - O governo britânico insistiu hoje que um segundo confinamento nacional não é a abordagem certa para lidar com a segunda vaga na pandemia da Covid-19 no Reino Unido, ao contrário do que estão a fazer outros países europeus.

12h12 - pandemia travou a subida do preço mediano dos alojamentos familiares em Portugal no segundo trimestre, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). 

11h30 - Rússia regista recorde de infetados e mortos num único dia. A Rússia registou nas últimas 24 horas 7.717 casos de coronavírus e 366 mortes ligadas à covid-19, novos recordes diários no país desde o início da pandemia, indicaram hoje as autoridades de saúde.

11h20 - Merkel considera irresponsáveis manifestações anti-máscara. A chanceler alemã, Angela Merkel, alertou hoje para "as mentiras e desinformação" que circulam sobre a pandemia de covid-19, considerando irresponsáveis as manifestações contra o uso de máscaras que se multiplicam na Alemanha.

11h00 - Nazaré proíbe acesso a Farol para evitar concentração de pessoas. A Câmara e a Capitania da Nazaré decidiram cortar o acesso pedonal à estrada do Farol, para conter a excessiva concentração de público que assiste às ondas gigantes e garantir condições de segurança, informou o capitão do Porto.

Em causa está a presença de milhares de pessoas que hoje se concentraram nas arribas da praia do Norte, depois de ter sido anunciado nas redes sociais que se esperavam ondas gigantes, para quarta e quinta-feira.

11h55 - CV30. Descoberto anticorpo poderoso que combate o vírus. Cientistas do Fred Hutchinson Cancer Research Center, em Seattle, nos EUA, já conseguiram mapear a sua estrutura molecular.

11h50 - PCP evita falar de recolher obrigatório e alerta para direitos. O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, evitou hoje tomar uma posição sobre um eventual recolher obrigatório, e avisou que se deve "conjugar o combate à covid-19" com o "respeito pelos direitos, liberdades e garantias".

10h45 - Japão ultrapassou os 100.000 casos e regista 1.755 mortos. O Japão ultrapassou hoje os 100.000 casos de contágio do novo coronavírus e regista 1.755 mortes, segundo dados avançados pela estação de televisão pública nipónica NHK.

10h40 - Fafe declara estado de emergência por "rapidez" de propagação do vírusO concelho de Fafe está em estado de emergência municipal devido à "evolução grande" do número de infetados com o novo coronavírus e à "rapidez" da propagação, anunciou o presidente da Câmara.

9h45 - A Human Rights Watch pede aos governos que alarguem o acesso à vacina contra a Covid-19 a todas as pessoas no mundo, sublinhando que os responsáveis pelo financiamento das vacinas com dinheiro publico devem ser transparentes.

9h34 - A União Europeia evolui a "um ritmo lento" na concretização da igualdade de género e o plano de recuperação para responder à pandemia "falha" nessa perspetiva, avalia o Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE).

9h29 - O uso de máscara na escola em França será estendido na próxima semana às crianças a partir dos seis anos, anunciou hoje o primeiro-ministro francês, Jean Castex, um dia após o anúncio de novo confinamento no país.

9h14 - O número de mortes em África devido à covid-19 foi nas últimas 24 horas de 360, totalizando agora 42.151, enquanto as infeções subiram para 1.748.335, mais 11.836, segundo dados oficiais. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nos 55 Estados-membros da organização registaram-se 7.216 recuperados, num total de 1.430.558.

9h06 - O inverno está a caminho e com ele irão aumentar os casos de gripe, que este ano estarão em 'competição' com outros casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19. Os sintomas da gripe, provocada pelo vírus da influenza, e os da Covid são distintos e também são transmitidos de modo diferente. Entenda como estas duas doenças se propagam pode ajudar a determinar qual o vírus que contraiu, se por ventura se começar a sentir mal. 

8h55 - As principais bolsas europeias abriram hoje mistas, pendentes da reunião do Banco Central Europeu (BCE), da qual não se esperam alterações da política monetária, e preocupadas com o avanço da pandemia em todo o mundo.

8h46 - hospital de Viseu ultrapassou, nos últimos dias, os 80% da capacidade de internamento para doentes com Covid-19. A unidade de saúde já teve, inclusive, de alargar o número de camas nos cuidados intensivos que estava inicialmente previsto para os infetados com o novo coronavírus.

8h20 - O Governo agendou, para o próximo sábado, um Conselho de Ministros extraordinário para decidir novas ações imediatas de combate à pandemia. Estará o estado de emergência a ser novamente equacionado? Vital Moreira acredita que essa opção estará para breve.

8h07 - Taiwan está há 200 dias sem casos de transmissão local de Covid-19, sendo um dos poucos territórios a manter a pandemia sob controlo, numa altura em que as infeções aumentam em todo o mundo.

7h39 -Alemanha registou, esta quinta-feira, 16.774 novas infeções por Covid-19 nas últimas 24 horas, num recorde de novas infeções desde que a pandemia chegou ao país. No dia anterior foram registados 14.964 casos. Foram notificados um total de 481.013 infetados. Os dados foram revelados pelo Instituto Robert Koch, que esta manhã indica ainda que houve mais 89 mortes a registar desde ontem,  num total de 10.272.

7h33 - O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, defendeu hoje que as novas restrições para combater a pandemia no país serão a nível territorial e mais circunscritas, num modelo que ainda terá de ser estabilizado. "Todos os países vão começar a adotar medidas de restrições ao nível territorial, mais circunscrito", referiu.

7h27 - O principal epidemiologista norte-americano, Anthony Fauci, criticou a política errática do Governo do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação à Covid-19, e lamentou o escasso uso de máscaras devido a motivações políticas.

7h24 - As Ilhas Marshall, um dos últimos países do mundo poupados até aqui ao novo coronavírus, registaram os dois primeiros casos desde o início da pandemia, anunciou na quarta-feira o Governo do arquipélago do Pacífico. Em causa estão dois funcionários da base norte-americana no atol de Kwajalein, que viajavam a bordo de um avião militar proveniente do Havai.

7h21 - As autoridades da Colômbia informaram, na quarta-feira, a existência de 8.717 novas infeções pelo novo coronavirus e 188 mortos. Com os novos números, o total de mortes na Colômbia chegou aos 30.753, enquanto acumula 1.041.935 infeções, segundo dados do Ministério de Saúde.

7h18 - Os Estados Unidos registaram 1.000 mortos por Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Com este balanço, o país atingiu os 226.604 óbitos, com 8.848.875 milhões de casos confirmados desde o início da pandemia, depois de terem sido identificados 75.468 contágios nas últimas 24 horas.

7h13 - A Índia registou 49.881 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, ultrapassando os oito milhões de casos desde o início da pandemia, segundo dados do Ministério da Saúde indiano. Com 8.040.203 infeções acumuladas, o país é o segundo do mundo com mais casos, a seguir aos Estados Unidos, atualmente com mais de 8,8 milhões. Desde que a pandemia chegou ao país, foram contabilizados ainda 120.527 mortes, com 517 óbitos registados nas últimas 24 horas.

7h09 - O México registou 495 mortos e 5.595 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, disseram as autoridades. O número total de óbitos subiu para 90.309 e o de contágios para 906.863 desde o início da pandemia.

7h07 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje terem sido identificados 23 casos de contágio local, nas últimas 24 horas, na região de Xinjiang, extremo noroeste do país, e 24 casos oriundos do exterior. Desde o início da pandemia, a China registou 85.915 infetados e 4.634 mortos devido à Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

7h03 - Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia vão discutir hoje, por videoconferência, a resposta coordenada à pandemia de Covid-19, numa altura em que a Europa enfrenta uma segunda vaga cada vez mais forte. Com início agendado para as 18h30 em Bruxelas (17h30 em Lisboa), a videoconferência de hoje deve centrar-se na questão dos testes e vacinas, segundo fontes diplomáticas.

7h00 - Bom dia! Iniciamos um novo acompanhamento da pandemia em Portugal e no Mundo. Pode recordar aqui o registo anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório