Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Oposição: Sete hospitais deixaram de fazer testes for falta de material

A oposição denunciou hoje que pelo menos sete hospitais venezuelanos, estão desde há vários dias sem materiais para fazer testes ao novo coronavírus, apesar de terem sido referenciados pelo Governo do Presidente Nicolás Maduro para atender pacientes da covid-19.

Oposição: Sete hospitais deixaram de fazer testes for falta de material
Notícias ao Minuto

20:21 - 28/10/20 por Lusa

Mundo Venezuela

A denúncia foi feita pelo deputado opositor José Manuel Olivares, que atribui a falta de testes a uma estratégia do Governo venezuelano face às eleições parlamentares previstas para 06 de dezembro.

"Não se fazem provas. Se não se fazem provas não há diagnóstico e sem diagnóstico não aumentam o número de casos (de covid-19). Tudo isto responde a um plano insistente de Maduro de construir uma falsa normalidade que nos leve a um evento eleitoral em dezembro", disse o deputado durante uma videoconferência de imprensa.

O deputado opositor voltou a denunciar que na Venezuela "só se fazem 500 provas de PCR" por dia, "o que se traduz num aplanamento forçado da curva de contágios" da covid-19.

Nomeado pelo líder opositor Juan Guaidó para o cargo de comissário para a Saúde e Atenção Sanitária a Migrantes venezuelanos, José Manuel Olivares questionou os números oficiais divulgados pelo Governo venezuelano, que acusa de estarem fora da realidade.

Segundo Olivares, a oposição documentou "com registos médicos" a morte de 1.614 pacientes da covid-19, 231 deles de pessoal da saúde, um número superior às 780 confirmadas pelo Governo venezuelano até terça-feira.

Quanto ao número de pacientes com o novo coronavírus, explicou que a oposição prevê pelo menos o dobro dos 90.400 oficialmente confirmados.

A oposição questiona ainda o anúncio feito, domingo, pelo Presidente Nicolás Maduro de que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus.

"É irresponsável dizer ao mundo que temos a cura contra o vírus. O 'ditador' dá-nos a razão, se evidencia o seu plano para construir uma falsa normalidade para chegar às eleições sobre o cadáver de milhares de venezuelanos (...) No mundo há 200 moléculas que também geram benefícios no tratamento contra o vírus", disse José Manuel Olivares.

Segundo a oposição, não seria a primeira vez que o Presidente Nicolás Maduro "oferece tratamentos milagrosos" para combater o novo coronavírus, sem provas científicas, entre eles "soro de plasma equipo e gotinhas de capim-limão".

Por outro lado, José Manuel Olivares anunciou que, através da gestão opositora, chegaram à Venezuela 20 equipamentos que vão ser instalados em hospitais, para realizar 400 testes diários de coronavírus.

"A Organização Mundial da Saúde será quem fará a distribuição nacional. Estes equipamentos ajudarão a revelar a verdade e a aumentar a capacidade de diagnóstico no nosso país", frisou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório