Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

França vai defender imposição de sanções europeias contra a Turquia

A França vai defender "sanções" a nível europeu contra a Turquia num momento em que as tensões entre a União Europeia e Ancara se acumulam em diversos pontos controversos, afirmou hoje o secretário de Estado francês para Assuntos Europeus.

França vai defender imposição de sanções europeias contra a Turquia
Notícias ao Minuto

17:45 - 28/10/20 por Lusa

Mundo França

"Vamos pressionar a favor de medidas europeias de reação forte, incluindo a possível ferramenta de sanções", afirmou Clément Beaune ao Senado, a câmara alta do parlamento francês.

"O último episódio, que a cada dia faz recuar fronteiras do inaceitável, do Presidente Erdogan que insultou o Presidente da República [Emmanuel Macron], é revelador de uma estratégia global da Turquia de multiplicar provocações generalizadas", acrescentou.

Na segunda-feira, Erdogan pediu que os seus concidadãos boicotassem os produtos franceses, depois de Paris ter chamado o seu embaixador em Ancara, após o chefe de Estado turco ter questionado a "saúde mental" do homólogo francês.

A Turquia acusa o Presidente Macron de ter expressado apoio à liberdade de caricaturar o profeta Maomé, durante uma homenagem a Samuel Paty, um professor francês decapitado por ter mostrado essas caricaturas numa sala de aula, num exercício sobre a liberdade de expressão.

"É sempre o mesmo objetivo: exercer máxima pressão sobre os seus vizinhos e especialmente sobre a UE. Temos sido ingénuos há muito tempo", apontou Beaune.

Além destes recentes ataques, as tensões e disputas aumentaram nos últimos meses entre a Turquia e a UE, tendo designadamente como pano de fundo a disputa de uma área do Mediterrâneo Oriental, onde Ancara reivindica direitos de exploração de hidrocarbonetos, no que é contestado pela Grécia e Chipre, membros dos 27.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório