Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Lar de Belmonte com 113 infetados; UE pode ter vacina em abril

A pandemia de coronavírus já infetou mais de 44 milhões de pessoas no mundo. 1,1 milhões de pessoas morreram e mais de 32 milhões recuperaram do vírus. Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Lar de Belmonte com 113 infetados; UE pode ter vacina em abril
Notícias ao Minuto

15:54 - 28/10/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 3.960 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, o que representa um recorde. Morreram mais 24 pessoas. Em termos acumulados, Portugal soma 128.392 casos de infeção e 2.395 óbitos. 74 mil pessoas recuperaram da Covid-19. Atualmente, há quase 52 mil casos ativos em território nacional

Na conferência de imprensa de hoje relativa à situação pandémica, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou que o país está numa "fase crítica" e deixou uma garantia

"Se aos cidadãos é exigido o reforço da responsabilidade individual na defesa do nosso bem-estar coletivo, ao Ministério da Saúde é exigido que continue a tomar decisões como tem feito desde o início deste processo difícil, complexo e desafiante", disse. 

Os Estados Unidos são o país mais atingido pela pandemia de coronavírus. Seguem-se a Índia, Brasil, Rússia, França, Espanha e Argentina. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h00 - Termina aqui o registo desta quarta-feira. De manhã publicaremos um novo artigo, no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h52 - Pode consultar neste mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

23h49 - Alex Telles está infetado com o coronavírus, revelou o treinador do Manchester United, Ole Gunnar Solskjaer. Esse foi o motivo pelo qual o lateral-esquerdo esteve ausente do jogo desta noite entre os red devils e o RB Leipzig a contar para a Liga dos Campeões. 

23h46 - A secretaria de Estado do Turismo esclareceu hoje que os turistas só podem deslocar-se entre concelhos para chegar aos locais de permanência comprovada, estando depois impedidos de circular para outros concelhos com outras finalidades. 

23h43 - As Ilhas Marshall registaram os seus primeiros casos de Covid-19 depois de duas pessoas que viajaram do Havai para uma base militar norte-americana localizada na pequena nação do Pacífico terem testado positivo, segundo a Associated Press. 

As Ilhas Marshall eram um dos poucos países do mundo que ainda não tinham reportado casos de infeção pelo SARS-CoV-2. 

23h19 - O reconfinamento à escala nacional ainda é uma medida em minoria na Europa. A França anunciou hoje um novo confinamento à escala nacional para tentar travar a propagação do novo coronavírus, juntando-se assim à Irlanda e ao País de Gales, os únicos na Europa que avançaram, até à data, com esta medida.

23h16 - Há 95 utentes e 18 funcionários infetados no lar Dona Maria José Soares Mendes, que faz parte da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte. O provedor José Figueiredo assegurou que, "apesar do elevado número de casos", a situação é "estável". 

23h11 - O fornecimento de potenciais vacinas contra o novo coronavírus a países da União Europeia poderá começar em abril de 2021, disse, esta quarta-feira, a presidente da Comissão Europeia. Ursula von der Leyen ressalvou que, no melhor dos cenários, a União Europeia poderá receber até 50 milhões de vacinas por mês.

23h05 - O ministro dos Negócios Estrangeiros apontou hoje que se impõe "um esforço muito grande" para travar a propagação do coronavírus "para salvar o Natal" das famílias dos cerca de cinco milhões de portugueses e lusodescendentes no estrangeiro

"É muito importante que na Europa consigamos conter o vírus de forma a preservarmos esse bem maior que é a mobilidade intraeuropeia", disse Augusto Santos Silva, acrescentando que, para fora da Europa, o Ministério dos Negócios Estrangeiros continua "a desaconselhar vivamente viagens não essenciais", "designadamente para países fora da UE e países sem representação diplomática portuguesa".

22h57 - O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 158 mil mortes (158.456) devido à Covid-19, após ter contabilizado 510 óbitos nas últimas 24 horas, informou o Ministério da Saúde brasileiro. Em relação ao número de infeções, 28.629 novos casos foram registados nas últimas 24 horas, num total de 5.468.270 pessoas diagnosticadas desde o início da pandemia.

21h34 - O Governo quer avançar com 'mapas de risco' relacionado com a pandemia de coronavírus em todo o país, informa a SIC Notícias. O objetivo do Governo é definir níveis de risco, segundo o número de novos contágios nos últimos 14 dias e o número de internamentos, e determinar as medidas adequadas aos diferentes níveis nos 'mapas de risco'. 

O recolher obrigatório está descartado, por agora

21h30 - A autoridade regional de saúde registou hoje na Madeira nove novos casos de Covid-19, sete dos quais importados, estando a estudar outras 19 situações suspeitas, totalizando a região 160 doentes ativos e um total de 423 confirmados.

21h27 - O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou hoje que vai "aguardar tranquilamente" pela deliberação do Conselho de Ministros extraordinário para saber quais as competências dos municípios para mitigar a evolução da pandemia e "tomar medidas"

21h25 - A oposição denunciou hoje que pelo menos sete hospitais venezuelanos, estão desde há vários dias sem materiais para fazer testes ao novo coronavírus, apesar de terem sido referenciados pelo governo de Nicolás Maduro para atender pacientes da Covid-19.

20h43 - Apenas os turistas estão autorizados a circular entre concelhos, apesar das restrições que vigoram entre 30 de outubro e 3 de novembro para travar o contágio pelo novo coronavírus, indicou hoje a AHRESP, citando um esclarecimento do executivo.

20h41 - A direção da Casa de Repouso Afonso, em Macedo de Cavaleiros, informou hoje da morte de duas que testaram positivo no surto com 27 casos naquele lar privado do distrito de Bragança.

20h08 - As autoridades federais suíças decidiram hoje levantar as restrições à entrada de pessoas provenientes da maior parte de países e regiões que estavam na sua lista negra, incluindo Portugal.

20h06 - O Governo está preparado para "mobilizar todos os recursos se a situação económica assim o exigir para apoio ao emprego e às empresas", afirmou hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital.

No final do debate da proposta de Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, na Assembleia da República, Pedro Siza Vieira avisou que "a situação sanitária vai continuar a exigir-nos a adoção de medidas restritivas que terão impactos negativos sobre a economia e a sociedade".

20h01 - A Direção-Geral da Saúde francesa divulgou o boletim epidemiológico desta quarta-feira, que deu conta de 36.437 novos casos de Covid-19 e 244 mortes em 24 horas. No total, França contabiliza 1.235.132 casos confirmados e 35.785 óbitos

19h26 - O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou um novo confinamento no país, que vai entrar em vigor a partir desta sexta-feira. No entanto, este confinamento será diferente daquele que foi implementado na primavera

"Este confinamento será adaptado. As escolas permanecerão abertas e o trabalho pode continuar", sublinhou o líder francês, que salientou que Covid-19 está a circular em França "a uma velocidade que nem as previsões mais pessimistas previam"

19h19 - Na área de intervenção da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) há, atualmente, 340 casos com resultado positivo de infeção pelo novo coronavírus, dois óbitos e cinco internados, foi hoje anunciado. 

19h16 - Um utente do Centro Social de Santa Eulália, em Vizela, testou positivo ao novo coronavírus depois de terem sido detetados casos de infeção em "vários funcionários" naquela instituição e na Santa Casa da Misericórdia, revelou hoje a autarquia. 

19h14 - As autoridades sanitárias da Grécia, Bósnia e Sérvia anunciaram hoje novos recordes de casos diários de Covid-19, com os governos dos três países a encararem a possibilidade de endurecer as restrições já existentes.

18h59 - A Turquia tornou-se o oitavo país europeu a registar mais de 10 mil óbitos devido à Covid-19, após notificar mais 77 vítimas mortais esta quarta-feira, como dá conta a AFP. O ministro da Saúde, Fahrettin Koca, afirmou que Istambul reporta quase metade das novas infeções no país. 

"Se não conseguirmos controlar o vírus em Istambul, vai ser difícil travá-lo", frisou Koca

18h44 - As unidades de cuidados continuados das misericórdias de Vila Real e Alijó registam hoje, respetivamente, oito e quatro casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo fontes das instituições. 

18h37 - O governo norte-americano acordou comprar doses iniciais de um tratamento experimental com anticorpos à farmacêutica Eli Lilly que pacientes com Covid-19 poderão receber em situações de emergência se os reguladores federais permitirem, avança a Associated Press. 

Os Estados Unidos vão gastar 375 milhões de dólares (317 milhões de euros) por 300 mil frascos deste tratamento com anticorpos. Não foi esclarecido quantas doses estes 300 mil frascos vão fornecer. 

18h16 - A Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e a Ministra da Saúde, Marta Temido, realizam hoje, ao final da tarde, uma audiência com os peritos habitualmente auscultados nas ‘reuniões do INFARMED’, adianta o Governo. O objetivo é obter aconselhamento e contributos científicos no âmbito das medidas que o executivo liderado por António Costa pondera adotar, ainda esta semana, para contenção da transmissão do coronavírus.

Amanhã haverá uma reunião com médicos especialistas em infecciologia e medicina intensiva.

18h08 - A escola do primeiro ciclo de Vilar Seco, no concelho de Nelas, encontra-se encerrada até dia 6 de novembro, devido ao registo de dois casos positivos de Covid-19, disse hoje à agência Lusa fonte do agrupamento de escolas.

18h06 - As equipas das unidades de saúde pública foram reforçadas com mais de 150 pessoas para apoiar na realização dos inquéritos epidemiológicos, entre os quais alunos de enfermagem, informou hoje o Governo. 

18h04 - A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, alertou hoje que se avizinham "meses especialmente difíceis" para o setor que tutela, devido às restrições impostas devido à Covid-19. Rita Marques lembrou que, em agosto, havia "uma estimativa de poder ter uma redução das receitas turísticas na ordem dos 50%", mas essa percentagem deverá ser ainda maior.

17h43 - O bastonário da Ordem dos Médicos defendeu hoje que não pode haver "dois pesos e duas medidas" na prevenção dos contágios pelo novo coronavírus, criticando a proibição das idas aos cemitérios no fim de semana de Finados.

"Ninguém percebe que as pessoas não possam ir aos cemitérios ver os seus entes queridos de máscara, com algumas cautelas e que possa existir um evento de Fórmula 1, importantíssimo para o país, o evento desportivo mais visto a nível mundial, e que nós tenhamos lá tantas pessoas, 27 mil e tal pessoas mais 10 ou 12 mil da organização", afirmou Miguel Guimarães 

17h27 - O coronavírus que provoca a Covid-19 já infetou 6.596 profissionais de saúde em Portugal, maioritariamente enfermeiros e assistentes operacionais, desde o início da pandemia, revelou hoje o secretário de Estado e Adjunto da Saúde, António Lacerda Sales. 

17h19 - O Ministério da Saúde espanhol notificou esta quarta-feira 19.765 novos casos de infeção pelo coronavírus, elevando o total acumulado para 1.136.503. Do total de casos confirmados, 35.466 morreram, um aumento de 168 face a ontem.

17h07 - O bastonário da Ordem dos Médicos defendeu hoje que o Estado tem que mobilizar todos os recursos públicos ou privados para fazer face ao aumento de casos de Covid-19 e não deixar para trás todos os outros doentes. 

"A situação está a ficar complicada. E quando começa a complicar muito, a tendência é arranjar mais camas para os doentes com Covid-19 porque não podemos deixar de os tratar. Passa-se a internar menos doentes para serem operados, anulam-se consultas. Se fizermos isto, é a mesma coisa que se passou na primeira fase [da pandemia], estamos a prejudicar os nossos doentes de sempre, os que têm diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca ou doenças oncológicas", alertou Miguel Guimarães. 

17h04 - O PSD fez hoje um duro ataque, com linguagem bélica, ao Governo, responsabilizando-o por Portugal estar "a perder a guerra" contra o vírus da Covid-19 e perguntou por 16 vezes porque desistiu de combatê-lo

"Sem controlar a pandemia, não se salva a economia", afirmou o deputado Ricardo Baptista Leite que, depois admitiu que em março não se sabia qual a reação, mas "agora não há desculpas". "É muito simples, mas é muito importante: testar e isolar. O Governo teve um verão inteiro para preparar o outono-inverno. Não o fez", disse.

16h49 - A Itália reportou esta quarta-feira um novo recorde de casos de contágio. A proteção civil italiana anunciou que 24.991 pessoas testaram positivo para o coronavírus no espaço de 24 horas. Há ainda a lamentar mais 205 mortes, elevando o total acumulado para 37.905

16h47 - A Câmara de Lisboa já investiu 11,3 milhões de euros para "responder à crise social" provocada pela pandemia de Covid-19, em áreas como o apoio aos sem-abrigo, saúde, igualdade, deficiência, envelhecimento ou educação inclusiva.

16h45 - O Reino Unido registou 310 mortes nas últimas 24 horas. Com esta atualização, há a lamentar um total de 45.675 óbitos. Os dados divulgados esta quarta-feira indicam ainda um aumento de 24.701 casos de infeção face a ontem, sendo o total acumulado de 942.275.

16h14 - O presidente da Casa da Caridade de Ponte de Lima confirmou hoje à agência Lusa um surto de Covid-19 num lar da instituição que infetou 53 dos 67 utentes e 11 dos 33 funcionários.

16h12 - Cristiano Ronaldo modificou a publicação efetuada hoje na rede social Instagram, tendo retirado a frase "PCR é uma treta", em referência ao teste de despiste à presença do novo coronavírus

16h06 - Os Açores registaram nas últiams 24 horas cinco novos casos de Covid-19, todos em São Miguel, informou hoje a Autoridade de Saúde da região. 

15h47 - A Alemanha vai entrar em confinamento parcial na próxima segunda-feira. Angela Merkel e os líderes dos estados federados acordaram a implementação desta medida para tentarem travar a propagação do coronavírus

Recomendados para si

;
Campo obrigatório