Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Oposição denuncia irregularidades nas eleições presidenciais na Tanzânia

O principal candidato da oposição à Presidência na Tanzânia, Tundu Lissu, denunciou hoje que há "irregularidades em grande escala" que ameaçam "a integridade da votação" nas eleições gerais que decorrem hoje no país.

Oposição denuncia irregularidades nas eleições presidenciais na Tanzânia
Notícias ao Minuto

09:50 - 28/10/20 por Lusa

Mundo Tanzânia

"As informações sobre a votação apontam para irregularidades em grande escala", declarou Lissu, numa mensagem publicada na rede social Twitter.

Tundu Lissu alertou ainda para a recusa em permitir a entrada de observadores nas secções eleitorais e a descoberta de urnas cheias, especialmente em Dar es Salam.

"Se isso continuar, uma ação democrática maciça será a única opção para proteger a integridade da eleição", avisou Lissu.

A Tanzânia, país com mais de 29 milhões de eleitores registados, vai hoje às urnas para eleger o Presidente do país, assim como o presidente do arquipélago autónomo de Zanzibar e respetivos parlamentos em eleições que culminam campanhas marcadas pela repressão da oposição e das liberdades.

O atual Presidente, John Magufuli, apelidado de "Bulldozer", e cujo primeiro mandato foi marcado pela repressão e deriva autoritária do país, bate-se pela reeleição, contra Tundu Lissu, 52 anos, líder do Chadema, o maior partido da oposição, que regressou ao país em julho, após três anos no exílio.

Os últimos dias antes das eleições ficaram marcados pela violência, com a oposição a acusar as autoridades de matarem pelo menos 10 apoiantes do Chadema.

No arquipélago semiautónomo de Zanzibar, regularmente palco de violência eleitoral e onde os eleitores votam não só para a eleição nacional, mas também para nomear o pPresidente e parlamentares do arquipélago, a situação tornou-se marcadamente tensa na terça-feira.

O candidato da oposição à Presidência do arquipélago Seif Sharif Hamad acusou as forças de segurança de terem matado 10 pessoas no local, o que a polícia nega.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório