"news_bold">"Dezenas de milhões de americanos votarão por correspondência nestas eleições, e pode levar dias ou mesmo semanas até que os resultados sejam confirmados", sublinharam as organizações.
As sete entidades apelaram a que os norte-americanos apoiem o funcionamento do sistema e confiem na tradição de eleições pacíficas e justas.
"Mesmo em circunstâncias normais, a obtenção dos resultados pode levar tempo. Exortamos todos os americanos a apoiar o processo definido pelas leis e a manterem-se confiantes na longa tradição da nossa nação de eleições pacíficas e justas", acrescentam.
A mensagem é assinada, entre outros, pela Câmara de Comércio Americana, a Mesa Redonda Empresarial, uma organização das maiores empresas do país, a Associação Industrial e a Federação de Comerciantes.
A comunicação conjunta está a ser difundida numa altura em que o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, levantou repetidamente a ideia de que a votação já está manchada por fraude generalizada, devido à importância do voto por correspondência.
As organizações empresariais sublinharam que a sua mensagem é apartidária: "seja qual for o resultado das eleições, esperamos trabalhar com a Administração e o novo Congresso para assegurar uma recuperação económica forte e robusta, ao mesmo tempo que trabalhamos para a prosperidade a longo prazo de todos os americanos".