Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Empresas americanas pedem respeito pelo processo eleitoral nos EUA

Sete organizações patronais e federações de comércio dos Estados Unidos, numa rara mensagem conjunta, apelaram na terça-feira a que os americanos respeitem o processo eleitoral nas eleições presidenciais e legislativas de 03 de novembro.

Empresas americanas pedem respeito pelo processo eleitoral nos EUA
Notícias ao Minuto

22:53 - 27/10/20 por Lusa

Mundo Eleições

"Dezenas de milhões de americanos votarão por correspondência nestas eleições, e pode levar dias ou mesmo semanas até que os resultados sejam confirmados", sublinharam as organizações.

As sete entidades apelaram a que os norte-americanos apoiem o funcionamento do sistema e confiem na tradição de eleições pacíficas e justas.

"Mesmo em circunstâncias normais, a obtenção dos resultados pode levar tempo. Exortamos todos os americanos a apoiar o processo definido pelas leis e a manterem-se confiantes na longa tradição da nossa nação de eleições pacíficas e justas", acrescentam.

A mensagem é assinada, entre outros, pela Câmara de Comércio Americana, a Mesa Redonda Empresarial, uma organização das maiores empresas do país, a Associação Industrial e a Federação de Comerciantes.

A comunicação conjunta está a ser difundida numa altura em que o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, levantou repetidamente a ideia de que a votação já está manchada por fraude generalizada, devido à importância do voto por correspondência.

As organizações empresariais sublinharam que a sua mensagem é apartidária: "seja qual for o resultado das eleições, esperamos trabalhar com a Administração e o novo Congresso para assegurar uma recuperação económica forte e robusta, ao mesmo tempo que trabalhamos para a prosperidade a longo prazo de todos os americanos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório