Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Quatro mortos, incluindo duas crianças, em naufrágio no Canal da Mancha

O naufrágio de um barco com migrantes no Canal da Mancha provocou hoje quatro mortes, incluindo duas crianças, segundo um balanço ainda provisório, aumentando para sete as mortes ocorridas nessas águas durante este ano.

Quatro mortos, incluindo duas crianças, em naufrágio no Canal da Mancha
Notícias ao Minuto

18:13 - 27/10/20 por Lusa

Mundo Migrações

Uma mulher e duas crianças, de cinco e oito anos, estão entre as vítimas mortais, segundo as autoridades francesas.

Outras 15 pessoas foram resgatadas e as buscas continuam durante a noite.

Segundo os depoimentos dos migrantes, "falta uma pessoa que poderá ser uma criança", avançou o autarca da localidade de Loon-Plage, Hervé Tourmente, durante uma conferência de imprensa.

Os restantes sobreviventes, homens, mulheres e crianças de nacionalidade iraniana, de acordo com os primeiros elementos, "estão em estado de hipotermia" incluindo um caso "grave", tendo sido distribuídos por hospitais de Calais e Dunquerque.

A embarcação, aparentemente um barco de pesca turístico, foi descrita por um velejador inglês como tendo virado e afundado, tendo sido lançada em seguida uma vasta operação de busca com seis embarcações e meios aéreos.

As autoridades estão a tentar "recuperar o número máximo de pessoas" enquanto o número exato de passageiros não está ainda estabelecido, mas segundo Tourmente são "19 ou 20", especificando que as condições climatéricas para a travessia "não eram nada favoráveis".

A tragédia de hoje eleva para sete o número de migrantes que morreram durante uma travessia ilegal do Canal da Mancha desde o início de 2020, segundo dados comunicados pelas autoridades, depois de em 2019 se terem registado quatro vítimas mortais.

No entanto, desde 2018 as tentativas de cruzamento multiplicaram-se: entre 01 de janeiro e 31 de agosto deste ano, 6.200 migrantes tentaram a sorte, em barco insuflável os mais ricos, a remo, caiaque ou simplesmente uma boia para outros.

Em 2019, 2.358 pessoas que tentaram a travessia foram resgatadas e levadas de volta para as costas francesas ou britânicas, em comparação com 538 em 2018, segundo os números da autoridade marítima francesa do Canal da mancha e Mar do Norte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório