Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

AO MINUTO: Deputados infetados no Parlamento. Números sobem no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Deputados infetados no Parlamento. Números sobem no Brasil
Notícias ao Minuto

15:54 - 27/10/20 por Mafalda Tello Silva

Mundo Covid-19

Portugal voltou a ultrapassar, esta terça-feira, os três mil casos de Covid-19. Segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas 24 horas foram registados mais 28 óbitos e 3.299 novos infetados. No total, desde que foi identificado o primeiro caso em Portugal, ja foram contabilizadas 2.371 vítimas mortais e 124.432 contágios.

Sobre as restrições de circulação entre concelhos que entram em vigor na sexta-feira, o ministro da Administração Interna esclareceu, esta manhã, que as fronteiras terrestres com Espanha não vão ser fechadas durante o próximo fim de semana. Mas há regras.

O ministro Eduardo Cabrita rejeitou também que o Governo tenha "vários pesos e várias medidas", tendo em conta as exceções à circulação dos cidadãos entre concelhos entre 30 de outubro e 3 de novembro e deixou um conselho aos portugueses: "Permaneçam em casa".

Ainda quanto a novas medidas de mitigação contra o novo vírus no país, foi publicado hoje em Diário da República o decreto-lei e prevê a "obrigatoriedade do uso de máscara para o acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas".

Em todo o mundo, a pandemia já provocou 1,16 milhões de mortos e 43.516.870 milhões de casos de infeção. Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

00h00 - Termina aqui o registo desta terça-feira. De manhã publicaremos um novo artigo, no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do Mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h51 - Investigadoras sugerem métodos padronizados para comparar vacinas. Investigadoras da Universidade de Oxford sugerem parâmetros padronizados para comparar as candidatas a vacinas contra a Covid-19 e, depois da sua aprovação, recomendam estudos complementares de modo a avaliar a eficácia contra casos de doença grave. A proposta foi divulgada hoje num artigo publicado na revista científica The Lancet Infectious Diseases.

23h46 - ONU cancela reuniões presenciais. As Nações Unidas decidiram cancelar todas as reuniões presenciais após um Estado-membro da organização ter reportado cinco casos de infeção pelo novo coronavírus entre os funcionários da sua missão de representação, foi hoje divulgado.

23h27 - Números disparam nos EUA? Cerca de meio milhão de pessoas terá contraído o novo coronavírus nos Estados Unidos, nos últimos sete dias. Os dados foram adiantados, esta terça-feira, pela agência de notícias Reuters, que realizou uma análise do presente quadro epidemiológico nos Estados Unidos

23h02 - Atualização dos números no Brasil. O Ministério da Saúde brasileiro divulgou, esta terça-feira, que nas últimas 24 foram, foram registadas mais 549 vítimas mortais e 29.787 infetados no país. Em comparação com ontem, verifica-se um aumento significativo da incidência da pandemia no Brasil, considerando que, na segunda-feira, foram reportados 5.726 novos infetados e mais 263 mortes. 

22h41 - Secretário de Estado quer público no MotoGP com mais condições. O secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, defendeu hoje ser preciso começar a trabalhar para garantir a presença de público em melhores condições sanitárias do que as verificadas na Fórmula 1 durante a etapa do MotoGP, que vai decorrer no autódromo do Algarve.

22h07 - Surto em Lar da Santa Casa da Misericórdia do Fundão. O Lar da Santa Casa da Misericórdia do Fundão, no distrito de Castelo Branco, tem 40 pessoas com resultado positivo de infeção pelo novo coronavírus, sendo 29 utentes e 11 funcionários, foi hoje divulgado.

21h47 - Atualização dos números em Angola. Angola registou 227 infeções pelo novo coronavírus e uma morte nas últimas 24 horas, anunciou hoje o responsável para a Saúde Pública de Angola, Franco Mufinda, totalizando o país 9.871 infetados e 271 mortos desde o início da pandemia.

21h41 - Presidente argelino hospitalizado. O Presidente argelino foi hoje internado num hospitalar militar em Argel, mas o "estado de saúde não causa preocupação", tendo entrado em isolamento voluntário no sábado, após suspeita de casos de covid-19 na sua comitiva, anunciou a Presidência.

21h38 - Enfermeiros denunciam "situação insustentável" em Penafiel. A Ordem dos Enfermeiros Norte denunciou hoje a "situação insustentável" do Hospital Padre Américo, em Penafiel, apontando que às 22h00 de segunda-feira a área respiratória do serviço de urgência tinha 115 doentes, 29 dos quais casos confirmados Covid-19.

21h32 - Hospitais privados reiteram disponibilidade para responder à pandemia. O presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), Óscar Gaspar, reiterou hoje a disponibilidade dos hospitais privados em dar resposta à pandemia da Covid-19 e a outras doenças, realçando a "relação inexistente" com o Governo.

21h25 - Deputados infetados no Parlamento. A Assembleia da República informou hoje ter sido notificado da existência de dois deputados com teste positivo ao novo coronavírus, um com teste inconclusivo, que será repetido, e ainda outros quatro em isolamento profilático por determinação das autoridades de saúde.

21h11 - Treze casos positivos em call-center em Vila Real. O call center do Grupo Luz Saúde, em Vila Real, tem 13 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, disse hoje à agência Lusa fonte da empresa.

21h08 - Macron fala quarta-feira ao país. O Presidente francês, Emmanuel Macron, vai fazer na quarta-feira um discurso, transmitido pela televisão, para anunciar medidas de combate ao avanço da pandemia do novo coronavirus, anunciaram hoje os serviços da Presidência.

20h53 - Matosinhos encerra centros comerciais às 21h00. A Câmara Municipal de Matosinhos decretou hoje o encerramento dos centros comerciais às 21h00 e pede ao Governo que "adote medidas" para os concelhos da Área Metropolitana do Porto "mais afetados" pelo aumento de novos casos de Covid-19.

20h49 - Madeira com 14 novos casos. A Madeira regista hoje 14 novos casos positivos de Covid-19, dos quais 13 são importados, existindo outros 37 em estudo, totalizando a região 151 situações ativas e 414 confirmados, informou a autoridade regional de saúde.

20h35 - Jogos entre Portugal e Espanha em futsal cancelados. Os jogos entre as seleções de Portugal e de Espanha em futsal, agendados para os dias 4 e 5 de novembro, não se irão disputar devido à evolução da atual situação epidemiológica da Covid-19 nos dois países.

20h24 - Rússia pede autorização para lançar vacina. A Rússia anunciou que pediu à Organização Mundial de Saúde (OMS) uma autorização de emergência para o uso da vacina contra a Covid-19, Sputnik V

20h11 - Atualização dos números em São Tomé e Príncipe. São Tomé e Príncipe registou, nos últimos cinco dias, seis casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o total de casos para 941, divulgou hoje o Governo, que admite novas medidas de contenção face ao "relaxamento da população".

20h07 - Cristiano Ronaldo continua a testar positivoO internacional português terá testado positivo à Covid-19 pela terceira vez. A notícia está a ser adiantada por diversos meios de comunicação italianos, entre eles a Sky Sport e a Sport Mediaset. Ronaldo não poderá, assim, integrar a lista de convocados de Andrea Pirlo para o encontro com o Barcelona, a contar para a segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

19h56 - Atualização dos números em Cabo Verde. Cabo Verde contabilizou mais 49 novos casos positivos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para um acumulado de 8.472 infeções desde 19 de março, foi hoje anunciado.

19h46 - Pandemia custou 3.058 milhões ao Estado até setembro. A pandemia de Covid-19 custou 3.058,3 milhões de euros ao Estado até setembro, devido à perda da receita em 831,5 milhões e ao aumento da despesa em 2.226,8 milhões, divulgou hoje a Direção-Geral do Orçamento na Síntese de Execução Orçamental.

19h32 - Atualização dos números em França. O Ministério da Saúde francês revelou, esta terça-feira, que, nas últimas 24 horas, foram registados mais 523 mortos e 33.417 novos casos confirmados de Covid-19 no país. O número de vítimas mortais associadas ao novo vírus reportado hoje é o mais alto desde 22 de abril

19h01 - Cemitérios em Lisboa abertos no fim de semana. Os cemitérios de Lisboa vão estar abertos no fim de semana e na segunda-feira nos horários habituais, mas haverá controlo de entradas, o uso de máscara será obrigatório e as capelas estarão encerradas, anunciou hoje a Câmara Municipal.

18h58 - Guterres exige vacina para todos. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, exigiu hoje que a futura vacina contra a Covid-19 esteja "disponível" e "acessível" para todos

"É imperativo que a vacina contra a Covid-19 esteja disponível e acessível para todos. Porque ninguém estará seguro [do vírus] até que estejamos todos seguros", afirmou hoje Guterres, durante a sua intervenção numa videoconferência com os líderes do Conselho Nórdico.

18h53 - Número de casos sobe no Lar da Misericórdia de Sines. Mais 42 pessoas do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Sines estão infetadas com o vírus que provoca a Covid-19, num surto que já regista uma vítima mortal e um utente hospitalizado, foi hoje revelado.

18h42 - Cemitérios do Montijo com novo horário. A Câmara Municipal do Montijo anunciou, esta terça-feira, que a partir de amanhã, dia 28 de outubro e até segunda-feira, dia 2 de novembro, os cemitérios São Sebastião e Pinhal Fidalgo estão abertos das 9h às 17h30, “ininterruptamente”.

18h36 - Pousada da Juventude do Porto recebe familiares de casos positivos. A Pousada da Juventude do Porto pode começar, a partir de 1 de novembro, a receber pessoas com teste negativo à Covid-19 que precisem de ser segregadas do núcleo familiar ou instituição por terem testado positivo, foi hoje revelado.

18h30 - Centro Hospitalar do Médio Tejo com restrições nas visitas. A partir de amanhã, quarta-feira 28 de outubro, as visitas aos doentes internados no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) estão restringidas a uma vez por semana, aos domingos.

18h24 - Novo confinamento na África do Sul? O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, considerou hoje "prematuro" o regresso do país a um confinamento rígido, apesar do aumento de casos de Covid-19, que já causou mais de 19 mil mortos e 700 mil infeções.

18h11 - Presidente do Conselho Europeu defende estratégia europeia. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, defendeu hoje a urgência de uma estratégia europeia contra a pandemia da Covid-19 assente na prevenção, considerando que só "uma União de testes e vacinas" prevenirá uma tragédia que começa a ganhar forma.

"A segunda vaga da Covid-19 está agora sobre nós. Uma vez mais, toda a Europa é afetada. No espaço de apenas algumas semanas, a situação escalou de preocupante para alarmante. Agora, devemos evitar uma tragédia", começou por escrever Charles Michel, num texto hoje publicado na sua 'newsletter', dois dias antes de uma cimeira de líderes da UE, por videoconferência, dedicada à pnademia.

18h06 - Centro Hospitalar do Médio Ave com 100% de ocupação na enfermaria. O Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA), composto pelos hospitais de de Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso, tem uma taxa de ocupação de cerca de 100% em termos de "enfermaria Covid-19", revelou hoje a administração.

17h58 - Atualização dos números na Grécia. A Grécia ultrapassou hoje pela primeira vez os mil casos de Covid-19 num só dia, ao contabilizar, nas últimas 24 horas, 1.259 infeções, indicaram fontes sanitárias gregas.

17h53 - Hospital de Braga com 75% das camas ocupadas. O Hospital de Braga tem uma taxa de ocupação de 75% das camas atualmente disponíveis para doentes covid-19, anunciou hoje a administração daquela unidade à Lusa.

17h48 - Atualização dos números em Espanha. Espanha registou hoje mais 267 mortes com a Covid-19, o número diário mais elevado da atual segunda vaga da pandemia, alcançando um total de 35.298 óbitos, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol. As autoridades sanitárias também contabilizaram 18.418 novos casos de Covid-19, elevando para 1.116.738 o total de infetados no país.

17h42 - Concerto dos Moonspell adiado. O concerto de Halloween dos Moonspell, agendado para o dia 31 de outubro, em Beja, foi adiado devido à pandemia da Covid-19, anunciou, esta terça-feira nas redes sociais, a banda portuguesa.

17h34 - Atualização dos números em Itália. Itália registou, esta terça-feria, um novo recorde casos diários confirmados de Covid-19. De acordo com a autoridades italianas, foram reportadas nas últimas 24 horas mais 221 mortos e 21.994 infetados no país.

17h27 - Ensino superior deve manter regime presencial. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor defendeu hoje a manutenção do regime presencial nos estabelecimentos de ensino, integrando "sistemas híbridos", seguindo a recomendação em vigor na Europa.

17h11 - Atualização dos números em Moçambique. O Ministério da Saúde moçambicano anunciou hoje a morte de mais um paciente infetado pelo novo coronavírus, elevando o total de óbitos para 89, havendo ainda 112 novos casos positivos.

16h59 - Mais contágios que nunca aumentam receio de colapso na Europa. A segunda vaga da pandemia de Covid-19 está a alastrar-se pela Europa e, nos diferentes países, começa a crescer a preocupação quanto à sustentabilidade dos sistemas de saúde, face ao número diário elevado e crescente de novos casos. Veja aqui o cenário epidemiológico em que se encontram os país mais afetados pelo novo vírus na Europa. 

16h55 - Médicos espanhóis em greve. Os médicos espanhóis realizaram hoje uma greve, para protestar contra os "maus tratos" a que dizem estar sujeitos no seu trabalho, que teve uma adesão de 85% para os sindicatos e até cerca de 15% para as comunidades autónomas.

Notícias ao MinutoMédicos manifestaram-se, esta terça-feira, em Madrid. © Reuters

16h50 - Números preocupam no Hospital de Guimarães. O diretor clínico do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, afirmou hoje que a situação naquela unidade decorrente da pandemia de Covid-19 "não é de rutura", mas admitiu que os números inspiram "uma certa preocupação".

16h48 - Ministro do Ensino Superior testa negativo. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor afirmou hoje que testou negativo ao novo coronavírus ontem, e que nunca ter tido sintomas associados à doença e defendeu que o desafio é "aprender mais" e "olhar para as causas do vírus".

16h45 - Açores com quatro novos casos confirmados. A Autoridade de Saúde dos Açores informou hoje que foram detetados na região nas últimas 24 horas quatro novos casos de covid-19, todos referentes a pessoas não residentes no arquipélago.

16h41 - Diretor da PSP prevê que alguns cidadãos não acatem sensibilização. Após ter estado em isolamento devido à Covid-19, o diretor nacional da PSP, Manuel Magina da Silva,  esteve hoje presente na inauguração da 41.ª esquadra da Alta de Lisboa. Aos jornalistas, o responsável afirmou que se vive uma situação excecional devido à pandemia Covid-19, prevendo que alguns cidadãos não se deixem sensibilizar pelas autoridades quando forem abordados para cumprimento das regras

16h34 - Amadora com projeto de aquisição de bens de primeira necessidade. A Câmara Municipal da Amadora, no distrito de Lisboa, vai lançar um projeto de aquisição de bens de primeira necessidade através de um cartão pré-carregado, de modo a promover melhores condições de vida aos munícipes, foi hoje anunciado.

"A permanente atualização do diagnóstico social ditou a necessidade de ampliar as respostas de apoio, ao nível da satisfação das necessidades básicas dos munícipes em situação de carência económica, agora agravada pela situação de pandemia da Covid-19", ressalvou a autarca Carla Tavares, citada no comunicado.

16h30 - Atualização dos números no Reino Unido. O Ministério da Saúde britânico revelou, esta terça-feira, que nas últimas 24 horas foram registadas mais 367 mortes e 22.885 casos confirmados de Covid-19. Em comparação com ontem, verifica-se assim um aumento significativo dos números referentes à incidência da pandemia no Reino Unido, considerando que esta segunda-feira foram reportados 102 óbitos e 20.890 infetados

16h19 - Casos positivos sobem em Belmonte. O número de casos ativos no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte subiu para 77 e há mais dez pessoas na comunidade que tiveram teste positivo para o novo coronavírus, informou a autarquia local em comunicado.

16h10 - Papa deixa apelo à Europa. O papa Francisco disse hoje sonhar com "uma Europa secular saudável" e "unida e generosa", numa altura em que a pandemia de Covid-19 que atingiu o velho continente levou alguns ao isolamento.

16h07 - Pandemia agrava défice orçamental. A execução orçamental em contabilidade pública das Administrações Públicas (AP) registou até setembro um défice de 5.179 milhões de euros, o que significa um agravamento de 7.767 milhões de euros face ao período homólogo, em resultado da pandemia, anunciou hoje o Ministérios das Finanças. 

16h00 - Ministro dos Negócios Estrangeiros russo em confinamento. O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, encontra-se em isolamento profilático após ter estado em contacto com uma pessoa infetada com Covid-19, informou esta tarde a Reuters, citando a agência de notícias RIA. A agenda do governante já foi suspensa. 

15h46 - Presidente da FIFA infetado. A FIFA anunciou, num comunicado emitido através das plataformas oficiais ao início da tarde desta terça-feira, que Gianni Infantino foi diagnosticado com uma infeção pelo novo coronavírus. O presidente do organismo que rege o futebol mundial apresenta sintomas ligeiros e encontra-se, neste momento, a cumprir isolamento profilático.

15h35 - Várias escolas encerradas em Cabo Verde. Sete escolas foram encerradas temporariamente em Cabo Verde no primeiro mês do regresso das aulas presenciais devido a casos positivos de Covid-19, disse hoje à Lusa o inspetor-geral da Educação, garantindo que a maioria dos estabelecimentos já reabriu.

15h22 - Baja Portalegre 500 sem público. A edição deste ano da Baja Portalegre 500 vai decorrer, entre 5 e 7 de novembro, sem público devido à pandemia de Covid-19, segundo o plano de contingência apresentado pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP), promotor da corrida, aprovado pelas autoridades sanitárias.

15h17 - Suspensão de serviços da Rede Expressos. A Rede Expressos anunciou hoje a supressão de toda a atividade de transporte de passageiros entre as 00h00 de sexta-feira e as 6h00 de 3 de novembro, devido à decisão do Governo de limitar a circulação entre concelhos.

15h09 - Santander prevê redução de postos de trabalho. O grupo bancário espanhol Santander revelou hoje que tem a intenção de realizar cortes em postos de trabalho em Espanha, Portugal, Reino Unido e Polónia, como parte do seu plano para poupar mais mil milhões de euros na Europa.

15h00 - Madeira quer visitantes infetados a ajudar nas despesas da estadia. O presidente do Governo madeirense anunciou hoje que decorrem diligências para encontrar mais uma unidade hoteleira para acolher doentes com Covid-19, defendendo que os visitantes infetados devem ajudar a custear as despesas da sua estadia.

Recorde aqui os principais desenvolvimentos que ocorreram durante a manhã e início de tarde desta terça-feira sobre a pandemia em Portugal e no resto do mundo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório