Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Condenados cinco homens implicados em atentado ao primeiro-ministro

Um tribunal etíope condenou hoje a penas de prisão cinco homens envolvidos num ataque com granadas em 2018 num comício do primeiro-ministro do país, Abiy Ahmed, no qual duas pessoas morreram e mais de 150 ficaram feridas.

Condenados cinco homens implicados em atentado ao primeiro-ministro
Notícias ao Minuto

15:01 - 27/10/20 por Lusa

Mundo Etiópia

O Supremo Tribunal Federal de Adis Abeba condenou Tilahun Getachew a prisão perpétua por ter planeado o ataque com a intenção de matar o primeiro-ministro durante o comício de 23 de Junho de 2018 na capital etíope.

O tribunal condenou também os outros quatro arguidos, que ajudaram o principal autor no ataque, a penas de prisão que variam entre 5 e 23 anos.

O ataque teve lugar pouco depois de Abiy, que tinha chegado ao poder em 02 de abril de 2018, ter terminado o seu discurso na famosa Praça Meskel, em Adis Abeba, perante dezenas de milhares de pessoas.

Na sequência de uma explosão, o líder do Governo etíope, que viria a receber o Prémio Nobel da Paz em 2019, foi de imediato retirado do local pelos seus guarda-costas, saindo ileso do ataque.

A acusação explicou no início do julgamento, em setembro de 2018, que os arguidos queriam eliminar o primeiro-ministro, porque consideravam que estava a ocupar um cargo que pertencia à Frente de Libertação Oromo (OLF), um dos maiores grupos armados de oposição, considerado terrorista até 2018.

Inicialmente, a Polícia Federal etíope prendeu seis suspeitos pelo ataque, que ocorreu nos bastidores do púlpito.

Nove elementos das forças de segurança, incluindo o subcomissário da Polícia de Adis Abeba, Girma Kassa, foram também detidos por falhas de segurança durante o comício.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório