Israel vai construir novas habitações para colonos em Hebron

Israel vai construir pela primeira vez em quase 20 anos habitações para colonos numa zona sensível de Hebron, cidade que é um "barril de pólvora" na Cisjordânia ocupada, indicou hoje uma organização não-governamental (ONG) israelita.

Israel Hebron

© Reuters

Lusa
27/10/2020 12:39 ‧ 27/10/2020 por Lusa

Mundo

ONG

Num comunicado, a ONG anti-colonização Paz Agora refere que as autoridades israelitas informaram o tribunal de Jerusalém a 25 de outubro que as autorizações de construção para 31 habitações na cidade velha de Hebron estavam prestes a ser emitidas, embora recursos sobre a questão ainda não tenham sido examinados pela justiça.

O projeto foi aprovado pelo Conselho de Planificação Superior da Administração Civil em 2017 e o governo atribuiu-lhe mais de 21 milhões de shekels (cerca de 5,2 milhões de euros), mas a cidade palestiniana de Hebron e a Paz Agora recorreram.

Hebron é a única cidade palestiniana com colonatos no seu interior, onde vivem cerca de 800 judeus, a maioria por convicção ideológica, sob forte proteção policial, e à volta de 200.000 palestinianos. Na cidade situa-se o Túmulo dos Patriarcas, lugar sagrado para judeus, muçulmanos e cristãos.

Trata-se da primeira vez desde 2002 que Israel autoriza construções para colonos naquela zona da cidade e a "súbita" aprovação "parece estar ligada às eleições presidenciais de 3 de novembro nos Estados Unidos, porque é incerta a posição de uma futura administração norte-americana", comenta a ONG.

"Agora com a licença (de construção) nas mãos, o governo pode dizer que a construção é um facto consumado e, portanto, não pode ser revogada", assinala.

A Cisjordânia é um território palestiniano ocupado por Israel desde 1967 e onde vivem mais de 450.000 colonos judeus ao lado de 2,8 milhões de palestinianos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas