Meteorologia

  • 26 JANEIRO 2021
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 19º

Edição

Israel vai construir novas habitações para colonos em Hebron

Israel vai construir pela primeira vez em quase 20 anos habitações para colonos numa zona sensível de Hebron, cidade que é um "barril de pólvora" na Cisjordânia ocupada, indicou hoje uma organização não-governamental (ONG) israelita.

Israel vai construir novas habitações para colonos em Hebron
Notícias ao Minuto

12:39 - 27/10/20 por Lusa

Mundo ONG

Num comunicado, a ONG anti-colonização Paz Agora refere que as autoridades israelitas informaram o tribunal de Jerusalém a 25 de outubro que as autorizações de construção para 31 habitações na cidade velha de Hebron estavam prestes a ser emitidas, embora recursos sobre a questão ainda não tenham sido examinados pela justiça.

O projeto foi aprovado pelo Conselho de Planificação Superior da Administração Civil em 2017 e o governo atribuiu-lhe mais de 21 milhões de shekels (cerca de 5,2 milhões de euros), mas a cidade palestiniana de Hebron e a Paz Agora recorreram.

Hebron é a única cidade palestiniana com colonatos no seu interior, onde vivem cerca de 800 judeus, a maioria por convicção ideológica, sob forte proteção policial, e à volta de 200.000 palestinianos. Na cidade situa-se o Túmulo dos Patriarcas, lugar sagrado para judeus, muçulmanos e cristãos.

Trata-se da primeira vez desde 2002 que Israel autoriza construções para colonos naquela zona da cidade e a "súbita" aprovação "parece estar ligada às eleições presidenciais de 3 de novembro nos Estados Unidos, porque é incerta a posição de uma futura administração norte-americana", comenta a ONG.

"Agora com a licença (de construção) nas mãos, o governo pode dizer que a construção é um facto consumado e, portanto, não pode ser revogada", assinala.

A Cisjordânia é um território palestiniano ocupado por Israel desde 1967 e onde vivem mais de 450.000 colonos judeus ao lado de 2,8 milhões de palestinianos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório