Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Mortalidade elevada de minorias deve-se a "décadas de discriminação"

O impacto desproporcional da pandemia covid-19 em cidadãos negros e de minorias que vivem no Reino Unido é o resultado de "décadas de discriminação", concluiu um relatório publicado hoje pelo Partido Trabalhista.

Mortalidade elevada de minorias deve-se a "décadas de discriminação"
Notícias ao Minuto

12:00 - 27/10/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Segundo a responsável do estudo, Doreen Lawrence, o impacto da pandemia sobre estas populações é "consequência de décadas de injustiça, desigualdade e discriminação estruturais que assolam a sociedade" britânica.

Negros, asiáticos e minorias étnicas são mais propensos a trabalhar em empregos expostos ao vírus, "mais propensos a ter comorbidades que aumentam o risco de doenças graves e mais propensos a enfrentar barreiras no acesso a cuidados de saúde ", enumera o estudo. 

Doreen Lawrence, mãe de Stephen Lawrence, um jovem negro morto num ataque racista em 1993 e atualmente representante do Partido Trabalhista na Câmara dos Lordes, denuncia também que a pandemia fomentou acusações que o vírus está a ser propagado por certas comunidades.

Vários estudos têm demonstrado que negros, asiáticos e outras minorias étnicas que vivem no Reino Unido registaram taxas de infeção e mortalidade atribuídas à covid-19 mais elevadas do que a média, apontando em particular para o papel de fatores socioeconómicos.

O estudo, realizado a pedido de Keir Starmer, líder do maior partido da oposição, exorta o governo conservador a agir para reduzir o impacto desproporcional da pandemia sobre aquelas comunidades.

Lawrence sugere que os empregadores sejam obrigados a publicar as avaliações de risco relacionadas com a covid-19 e a fornecer equipamentos de proteção aos funcionários e urge o executivo a suspender a regra que impede alguns imigrantes de ter acesso a ajuda estatal e, a longo prazo, remover as barreiras de acesso a serviços de saúde.

Um porta-voz do Governo enfatizou que "uma série de fatores colocam diferentes grupos em maior risco de infeção e morte por covid-19".

"Por esse motivo, devemos ter cuidado em identificar as origens das causas das disparidades que encontramos e não assumir que sejam indícios de discriminação ou tratamento injusto em serviços públicos como o NHS [serviço público de saúde britânico", acrescentou.

Com 44.998 óbitos registados oficialmente, o Reino Unido é o país europeu com o maior número de mortes de covid-19 e o quinto a nível mundial, atrás dos EUA, Brasil, Índia e México.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório