Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

CPLP aponta 17 de julho de 2021 como data "possível" para a cimeira

O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) afirmou hoje à Lusa que a data de 17 de julho de 2021, em Luanda, está a ser ponderada para a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo.

CPLP aponta 17 de julho de 2021 como data "possível" para a cimeira
Notícias ao Minuto

11:05 - 27/10/20 por Lusa

Mundo CPLP

"A data possível para a realização da cimeira é 17 de julho de 2021, por ser o dia em que se celebram os 25 anos da CPLP", afirmou, em declarações à Lusa, o embaixador Francisco Ribeiro Telles, adiantando que "é esse o dia que está a ser discutido entre os estados-membros".

A cimeira, que se realiza de dois em dois anos, habitualmente no mês julho, deveria ocorrer este ano, foi adiada, a pedido de Angola, país anfitrião, para julho de 2021.

Até agora não tinha sido avançada uma data concreta para a realização daquela que é a mais importante reunião da organização e na qual Cabo Verde termina a sua presidência rotativa da organização e Angola assumirá os destinos da CPLP por dois anos.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde anunciou, na altura, que o país iria prolongar até 2021 a presidência rotativa da CPLP, após proposta de Angola.

Inicialmente, Angola pediu um adiamento da data para setembro deste ano, mas, posteriormente, decidiu pedir um novo adiamento até julho de 2021.

Os Estados-membros da organização são Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório