Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Jovem sobrevive a síndrome que lhe fez inchar todos os órgãos

Zechariah sofreu uma paragem cardíaca e confessou que achou que tinha morrido.

Covid-19: Jovem sobrevive a síndrome que lhe fez inchar todos os órgãos
Notícias ao Minuto

09:17 - 27/10/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Zechariah Arredondo e outros três membros da sua família foram diagnosticados com Covid-19 em agosto, tendo o jovem de 17 anos desenvolvido a Síndrome Inflamatória Multissistémica.

Inicialmente, o jovem não teve qualquer sintoma da doença, mas um mês depois começou a ficar gravemente doente e teve de ser levado de urgência para o hospital, onde ficou internado, depois de sofrer uma paragem cardíaca.

Zechariah, que vive no Texas, nos EUA, refere que chegou a um ponto em que se sentia a "cair". "Pensei que estava morto", recorda.

O jovem chegou aos 39ºC de febre e começou a ter diarreia, antes de ser diagnosticado com a síndrome que faz com que todos os órgãos do corpo comecem a inchar.

Esta síndrome surge com frequência em pessoas com menos de 18 anos, normalmente, três semanas após contraírem o vírus, refere o Mirror.

"Ficaram todos inchados, de tal forma que o coração quase parou de bater, porque não conseguia bombear bem", conta o jovem, referindo que este é um dos piores cenários da Covid-19.

Zechariah esteve cinco dias internado na Unidade de Cuidados Intensivos, mas acabou por vencer a doença e receber alta. Para a sua mãe, o seu caso de sobrevivência é um verdadeiro "Milagre".

Síndrome Inflamatória Multissistémica

A Síndrome Inflamatória Multissistémica, associada à Covid-19, afeta uma faixa etária mais jovem de doentes, normalmente entre os dois e os 15 anos. Esta doença inflamatória rara afeta o coração e outros órgãos. Pode causar choque no corpo e levar à falência de órgãos.

Até ao momento, esta síndrome está a afetar, estima-se, um número reduzido de crianças e jovens com Covid-19, havendo já casos registados da mesma no Reino Unido e nos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório