Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

África e ONU analisam crise alimentar no continente

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, em inglês), abriu hoje a sua 31.ª Conferência Regional para África, durante a qual os países africanos vão analisar, entre outros assuntos, a crise alimentar no continente.

África e ONU analisam crise alimentar no continente
Notícias ao Minuto

16:32 - 26/10/20 por Lusa

Mundo África

A pandemia de covid-19 agravou a insegurança alimentar e os níveis de subnutrição em vários países africanos, que são também afetados por conflitos internos, desemprego, os efeitos da crise climática e, no caso do Corno de África, uma praga de gafanhotos do deserto.

"Não temos outra escolha senão tomar medidas corajosas e aceleradas de colaboração para enfrentar estas crises que se sobrepõem e reconstruir melhor", disse o representante da FAO para África, Abebe Haile-Gabriel, citado pela agência espanhola, Efe, no seu discurso de abertura do fórum, em que é esperada a presença de mais de 80 ministros e ministros-adjuntos africanos.

O Zimbabué acolhe esta edição, realizada de forma virtual, e o Governo do país manifestou interesse nas "boas recomendações" que deverão sair do encontro, com o objetivo de "reforçar as nações" de África face às consequências da covid-19, segundo o ministro zimbabueano da Terra, Agricultura, Água e Repovoamento Rural, Anxious Jongwe Masuka.

Na conferência, que decorre até quarta-feira, deverão ser abordados também os processos para melhorar a inovação digital na região e para acelerar a transformação agrícola.

Durante o dia de hoje foi debatida a necessidade de construir sistemas alimentares e agrícolas resistentes a choques climáticos, como secas e inundações, pragas e doenças transfronteiriças, assim como os progressos na segurança alimentar e nutrição em Estados insulares.

Estima-se que cerca de 20 milhões de africanos enfrentavam já insegurança alimentar na África Oriental e no Corno de África antes da pandemia, em parte devido às invasões de gafanhotos do deserto e pelas inundações, segundo o Programa Alimenar Mundial.

Segundo uma declaração emitida em setembro pela organização não-governamental Save the Children, 67 mil crianças na África Subsaariana estavam em risco de morrer de fome extrema até ao final do ano devido a estes fatores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório