Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Responsáveis médicos alertam que França "perdeu o controlo da epidemia"

Médicos franceses alertaram hoje que o seu país "perdeu o controlo da epidemia" de covid-19, um dia depois das autoridades de saúde terem relatado 52.000 novos casos, enquanto as nações europeias aumentam restrições para reduzir contágios.

Responsáveis médicos alertam que França "perdeu o controlo da epidemia"
Notícias ao Minuto

14:43 - 26/10/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Jean-François Delfraissy, presidente do conselho científico que assessora o Governo francês sobre o vírus, disse que o país está numa "situação muito difícil, crítica até".

"Provavelmente existem mais de 50.000 novos casos todos os dias. A nossa estimativa no conselho científico é de cerca de 100.000. Entre os que não são testados e os assintomáticos, estamos perto desse número de casos. Isso significa que o vírus está a espalhar-se extremamente rápido", afirmou Delfraissy à rádio RTL.

Eric Caumes, chefe do departamento de infeções e doenças tropicais do hospital Pitie-Salpetriere de Paris, disse que o país precisa de ser confinado novamente.

"Perdemos o controlo da epidemia, mas isso não data de ontem. Perdemos o controlo da epidemia há várias semanas", indicou à emissora Franceinfo.

Em França, somam-se mais de 1,1 milhões de casos e 34.761 mortos.

O número de óbitos confirmados na Europa ultrapassou os 250.000, de acordo com uma contagem da Universidade Johns Hpkins, que estima o número global em mais de 1,1 milhões.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 43 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório