Partido conservador vence eleições legislativas da Lituânia

A conservadora e oposicionista União Cristã-Democrata Lituana (HU-LCD) venceu as eleições para o parlamento lituano, após a segunda volta realizada hoje, de acordo com os resultados oficiais avançados, ainda não definitivos.

Partido conservador vence eleições legislativas da Lituânia

© Getty Images

Lusa
25/10/2020 23:43 ‧ 25/10/2020 por Lusa

Mundo

Resultados provisórios

A HU-LCD conquistou 25 lugares no parlamento (Seima), que soma aos 24 conseguidos na primeira volta, realizada em 11 de outubro, totalizando 49 assentos, segundo a contagem de votos após o encerramento das urnas, às 20:00 horas locais (17:00 em Portugal continental).

O partido no Governo, a União de Agricultores e Verdes (LFGU), ganhou 16 na segunda volta e obteve um total de 32 assentos parlamentares.

A distribuição foi divulgada pelo sítio delfi.lt, numa altura em que estavam contabilizados 1.764 de 1.914 distritos eleitorais.

Em disputa nas eleições parlamentares estiveram os 141 assentos na câmara: 71 correspondem a distritos unipessoais, decididos nos dois turnos de votação, enquanto os outros 70 decorrem da distribuição proporcional entre as listas partidárias.

O partido Social-Democrata totalizou 15 assentos, enquanto o Movimento Liberal (LRLS) somou 12 e o Partido da Liberdade obteve 11.

A candidata a primeira-ministra do HU-LCD, Ingrida Simonyte, antiga ministra das Finanças, de 45 anos, poderá formar um Governo de coligação com outros partidos.

A participação eleitoral nesta segunda volta situou-se nos 38,7%, em 2,5 milhões de eleitores, número inferior ao da primeira volta, em que se registou uma afluência de 47,1%.

Em 26 distritos, o confronto foi entre o HU-LCD e a LFGU, enquanto o Partido da Liberdade, que defende os direitos LGBTI e a descriminalização da canábis, disputou com a LFGU 12 cargos em círculos eleitorais.

As eleições foram condicionadas pela pandemia de covid-19, com recomendações como uso de máscara e canetas próprias, distanciamento social e higienização das cabines de voto, o que atrasava o processo de voto.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas