Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Erdogan avisa Estados Unidos que "não sabe com quem se está a meter"

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, defendeu hoje a política de defesa do seu país face a possíveis sanções dos Estados Unidos, alertando Washington que "não sabe com quem se está a meter".

Erdogan avisa Estados Unidos que "não sabe com quem se está a meter"
Notícias ao Minuto

18:35 - 25/10/20 por Lusa

Mundo Turquia

"Acusam-nos por apoiar os nossos irmãos do Azerbaijão que defendem a sua terra. Há norte-americanos que ligam ao meu irmão Ilham (Aliev, presidente azeri) para lhe dizer: 'Sabemos quem o apoia: é Erdogan. Imporemos sanções à Turquia se for necessário'", disse o presidente turco num discurso na cidade de Malatya, transmitido pela televisão.

"Bem, não sabe com quem se está a meter. Imponha as sanções que quiser, não demore", desafiou Erdogan dirigindo-se aos norte-americanos.

Washington pondera sanções contra a Turquia há um ano, devido à aquisição por Ancara do sistema de mísseis antiaéreos russo S-400, que considerou incompatível com os sistemas da NATO.

Numa reação à entrega da primeira bateria de mísseis, o ano passado, os Estados Unidos suspenderam a participação da Turquia no programa de fabrico do avião de guerra norte-americano F-35, considerando que os S-400 poderiam ter acesso aos segredos tecnológicos, e voltaram a expressar a sua insatisfação na semana passada, após o primeiro teste com esses mísseis, já confirmado por Erdogan.

Na sexta-feira, os Estados Unidos avisaram, através de um porta-voz do Pentágono, que as relações com a Turquia poderiam ser "gravemente afetadas" pelo teste recentemente efetuado.

"É verdade, estes testes foram realizados e vão continuar", afirmou o chefe de Estado da Turquia no mesmo dia em declarações a jornalistas em Istambul. "Não vamos pedir conselhos aos Estados Unidos para isso", adiantou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório