Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Promessa de Obama sobre espionagem é "um primeiro passo"

O Brasil considera que a promessa do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de não espiar os líderes dos países aliados é "um primeiro passo", referiram hoje fontes oficiais.

Promessa de Obama sobre espionagem é "um primeiro passo"
Notícias ao Minuto

19:02 - 19/01/14 por Lusa

Mundo Escutas

O porta-voz da Presidência brasileira, Thomas Traumann, indicou que Brasília analisou o anúncio de Obama "com extrema atenção", segundo informações divulgadas no blogue oficial do gabinete da chefe de Estado Dilma Rousseff.

"É um primeiro passo. O Governo brasileiro vai acompanhar com extrema atenção os desenvolvimentos práticos do discurso", afirmou Traumann, de acordo com o blogue, naquela que foi a primeira reação oficial de Brasília às palavras do líder norte-americano.

Na sexta-feira, Obama prometeu, durante um discurso sobre a reforma das operações de vigilância governamentais, que os serviços de informações norte-americanos não irão espiar, de forma rotineira, as comunicações dos líderes dos países aliados dos Estados Unidos.

"Fui muito claro para os serviços de informação: a menos que a nossa segurança nacional esteja em jogo, não iremos espiar as comunicações dos líderes dos países aliados mais próximos e nossos amigos", disse Obama.

As revelações sobre as escutas realizadas pela Agência Nacional de Segurança (NSA) norte-americana a líderes estrangeiros, tornadas públicas através de documentos divulgados pelo antigo consultor informático norte-americano Edward Snowden, provocaram tensões nas relações entre os Estados Unidos e alguns dos seus principais aliados, com destaque para o Brasil e a Alemanha, e embaraçaram a administração norte-americana.

"Também pedi à equipa de segurança nacional, bem como aos serviços de informações, para trabalharem com os nossos parceiros estrangeiros para reforçar a nossa coordenação e a nossa cooperação de forma a reconstruir a confiança", acrescentou o chefe de Estado norte-americano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório