Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Milhares em protesto na Polónia contra leis restritivas de aborto

Os protestos seguem-se ao acórdão do Tribunal Constitucional contrário ao aborto por malformação do feto, uma das poucas opções para a interrupção legal da gravidez na Polónia.

Notícias ao Minuto

19:56 - 24/10/20 por Sara Gouveia

Mundo Polónia

Milhares de pessoas protestaram em várias cidades polacas, este sábado, pelo terceiro dia consecutivo contra a decisão do Tribunal Constitucional de tornar o aborto praticamente impossível no país. Os manifestantes reagem assim ao acórdão de quinta-feira, que declara inconstitucional a interrupção da gravidez por malformação do feto. Com esta decisão, a possibilidade de aborto legal ficou reduzida aos pressupostos legais de violação, incesto e grave risco para a saúde da mãe.

A decisão foi duramente criticada pelos defensores dos Direitos Humanos e milhares de pessoas juntaram-se nas ruas em protesto.

"Liberdade, Igualdade e direitos das mulheres", podia ouvir-se, segundo o relato feito pela Agência France-Presse. Nos cartazes podiam ainda ler-se slogans como "Desgraça!" ou "Guerra contra as Mulheres".

Os opositores à decisão têm pedido um referendo à medida, com alguns a anunciar que vão cortar o trânsito em todo o país na próxima segunda-feira.

Hoje em dia há menos de 2 mil abortos feitos de forma legal no país de 38 milhões de habitantes e a grande maioria foi feita devido à malformação do feto. Os grupos de direitos das mulheres estimam que durante esse tempo foram feitos cerca de 200 mil procedimentos ilegalmente ou no estrangeiro.

Veja as imagens dos protestos na galeria acima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório