Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Angola recua na atividade letiva presencial e suspende pré-escolar

O governo angolano decidiu recuar nas regras para atividades letivas presenciais devido ao aumento do número de casos de covid-19, e suspendeu a retoma em regime facultativo do ensino pré-escolar, foi hoje anunciado.

Angola recua na atividade letiva presencial e suspende pré-escolar
Notícias ao Minuto

20:35 - 23/10/20 por Lusa

Mundo Covid-19

O anúncio foi feito pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente, Adão de Almeida, que hoje atualizou, em Luanda, as novas regras da situação de calamidade que entram em vigor às 00:00 de sábado, 24 de outubro.

O anterior diploma relativo à situação de calamidade pública previa a possibilidade da retoma, na próxima segunda-feira, do ensino pré-escolar em regime facultativo, mas o governo optou pela proibição, decisão que será aplicada nas escolas angolanas ou nas escolas internacionais "que são obrigadas a suspender a atividade presencial" neste grau de ensino.

A nova lei introduz ainda o "princípio de cooperação entre o sistema de educação e autoridades sanitárias nas escolas internacionais, já que a atividade letiva deve ser feita em concertação com as autoridades competentes", salientou o ministro.

As crianças entre a 1ª e 5ª classes (ensino primário) continuam dispensadas da atividade letiva presencial, enquanto às atividades letivas para os graus entre a 6ª classe e a 13ª, bem como o ensino superior continuam, sendo "especialmente recomendado o acompanhamento da situação epidemiológica".

"Se se deteriorar, as autoridades competentes podem pronunciar-se no sentido de uma alteração nesse domínio, sendo recomendado que se comece o caminho para aulas semi-presenciais, sobretudo no ensino superior", frisou Adão de Almeida.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório