Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Líbia: Acordo de cessar-fogo é "etapa fundamental" para a paz

O secretário-geral da ONU, António Guterres, saudou hoje o acordo de cessar-fogo assinado em Genebra pelas fações beligerantes do conflito líbio, afirmando tratar-se de "um passo fundamental para a paz e a estabilidade na Líbia".

Líbia: Acordo de cessar-fogo é "etapa fundamental" para a paz
Notícias ao Minuto

16:40 - 23/10/20 por Lusa

Mundo António Guterres

"Felicito as partes por terem feito prevalecer o interesse da sua nação sobre as suas diferenças", declarou o representante, em declarações na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque (Estados Unidos).

Após cinco dias de negociações da comissão militar conjunta líbia em Genebra (Suíça), sob a égide da ONU, as duas partes em conflito no território líbio acordaram um cessar-fogo "nacional completo e permanente com efeito imediato", segundo anunciou hoje a enviada das Nações Unidas para a Líbia, Stephanie Williams.

"Demasiadas pessoas sofreram" com o conflito líbio "durante muito tempo", prosseguiu António Guterres, lamentando as mortes de civis causadas pelos confrontos.

Recordando o embargo de armas imposto pelo Conselho de Segurança da ONU à Líbia desde 2011 e a necessidade de respeitar tal resolução, Guterres apelou a "todos os intervenientes" e aos "atores regionais" para que respeitem as disposições do acordo de cessar-fogo e garantam a sua aplicação "sem demora".

A Líbia, que possui as reservas de petróleo mais importantes no continente africano, é um país imerso num caos político e securitário desde a queda do regime de Muammar Kadhafi em 2011.

Desde 2015, duas forças rivais disputam o poder na Líbia: o Governo de acordo nacional (GAN, reconhecido pela ONU e sediado em Tripoli) e as autoridades no leste, aliadas do poderoso marechal Khalifa Haftar que conta com o apoio de uma parte do parlamento eleito e do seu presidente (Aguila Saleh).

A situação tornou-se ainda mais crítica desde o início da ofensiva militar das forças do marechal Haftar, que avançou em abril de 2019 contra Tripoli.

Cada uma das fações conta com patrocinadores internacionais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório