Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Eleições nos EUA: Mais de 50 milhões de eleitores já votaram

Mais de 50 milhões de eleitores já votaram para as eleições presidenciais dos EUA, de acordo com uma contagem de uma agência independente.

Eleições nos EUA: Mais de 50 milhões de eleitores já votaram
Notícias ao Minuto

16:10 - 23/10/20 por Lusa

Mundo Eleições EUA

A votação antecipada está a bater recordes, este ano, com muitos eleitores a preferir votar antecipadamente, por correio ou presencialmente, em grande parte para evitar aglomerações, numa altura em que a pandemia de covid-19 se propaga no país.

De acordo com uma contagem do projeto Eleições EUA, em colaboração com a Universidade da Florida, mais de 35 milhões de pessoas já votaram por correio e cerca de 15 milhões votaram presencialmente.

Estes números representam já 36,5% do total de votos das eleições presidenciais de 2016, que teve 138 milhões de eleitores.

A votação antecipada obedece a regras diferentes em diferentes Estados.

Um dos mais populosos e, portanto, um dos mais significativos para o resultado final é o Estado de Nova Iorque, que abre a votação antecipada presencial no sábado, sendo expectável um elevado número de votos logo a partir desse dia.

Os democratas têm insistido na abertura célere de votações antecipadas, como medida de precaução perante a pandemia, mas mesmo este cuidado não tem evitado longas listas de eleitores em vários estados.

Do lado republicano, a abordagem tem sido diferente, criticando a forma como alguns estados estão a abrir as urnas muito cedo, prometendo que os seus apoiantes irão em massa às urnas apenas no dia 03.

Os Estados Unidos realizam no dia 03 de novembro eleições presidenciais, nas quais o atual inquilino da Casa Branca, o republicano Donald Trump, concorre à reeleição contra o democrata Joe Biden.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório