Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Missões dos EUA na Turquia suspendem serviços de vistos

As representações dos EUA na Turquia anunciaram hoje a suspensão dos serviços de visto, alegando "informações credíveis" sobre risco de ataques terroristas.

Missões dos EUA na Turquia suspendem serviços de vistos
Notícias ao Minuto

14:18 - 23/10/20 por Lusa

Mundo Terrorismo

"A missão dos EUA na Turquia recebeu relatórios credíveis de possíveis ataques terroristas ou sequestros contra cidadãos dos Estados Unidos e de outras nacionalidades em Istambul, incluindo contra o consulado dos EUA e outros locais na Turquia", informou a embaixada norte-americana em Ancara, numa mensagem anunciando a suspensão de serviços de visto.

Os serviços a cidadãos dos EUA também foram suspensos nas cinco representações americanas na Turquia, incluindo a embaixada em Ancara e o consulado geral em Istambul, segundo o comunicado.

Na mesma mensagem, a embaixada dos Estados Unidos pediu aos cidadãos dos Estados Unidos para "exercerem a maior vigilância em lugares onde americanos ou estrangeiros podem reunir-se, incluindo torres de escritórios e centros comerciais".

Em outubro de 2016, Washington retirou as famílias dos seus funcionários diplomáticos e consulares de Istambul após relatos "indicando que grupos extremistas continuavam os seus esforços para atacar cidadãos norte-americanos nos bairros de Istambul".

A Turquia foi atingida em 2015 e 2016 por vários ataques mortais atribuídos ou reivindicados pelo movimento terrorista Estado Islâmico, o mais recente dos quais provocou 39 mortos, a maioria estrangeiros, num bar em Istambul, na véspera de Ano Novo de 2017.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório