Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Detidos quatro responsáveis do partido pró-curdo HDP na Turquia

A polícia deteve hoje no sudeste de maioria curda da Turquia quatro responsáveis do Partido Democrático dos Povos (HDP), a principal formação pró-curda do país, indicaram fontes da segurança.

Detidos quatro responsáveis do partido pró-curdo HDP na Turquia
Notícias ao Minuto

17:11 - 22/10/20 por Lusa

Mundo Turquia

Os quatro detidos durante operações policiais são os copresidentes do HDP em Diyarbakir, capital da província homónima, Hulya Alokmen Uyanik e Zeyyat Ceylan, e os seus homólogos do distrito de Yenisehir, Remziye Sizici e Kasim Kaya, segundo as fontes.

Faixas do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, proibido) e documentos foram apreendidos durante as operações policiais, indicou uma fonte judicial que não quis ser identificada.

As autoridades turcas acusam o HDP de ser uma "montra política" do PKK, líder da guerrilha curda na Turquia desde 1984 e considerado uma organização terrorista por Ancara e os seus aliados ocidentais.

O HDP, com vários responsáveis detidos nos últimos três anos, rejeita as acusações e afirma ser vítima de repressão devido à sua oposição ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Selahattin Demirtas, antigo dirigente emblemático do HDP está detido desde novembro de 2016 por acusações relacionadas com terrorismo.

Vários presidentes de câmara pró-curdos no sudeste da Turquia foram destituídos e detidos nos últimos meses por alegadas ligações ao PKK.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório