Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Quirguistão adia repetição das eleições legislativas

A repetição das eleições legislativas no Quirguistão, previstas para 20 de dezembro após a anulação da votação de 04 deste mês, foi adiada hoje pelo Parlamento, que optou por aguardar por uma reforma da Constituição.

Quirguistão adia repetição das eleições legislativas
Notícias ao Minuto

16:28 - 22/10/20 por Lusa

Mundo Eleições

A agência noticiosa quirguiz AKIpress indicou que o projeto de lei foi aprovado por 83 dos 120 deputados.

Segundo Alikbek Zhaparov, do partido Bir Bol e um dos autores do projeto de lei, as emendas constitucionais pressupõem alterações na legislação eleitoral, pelo que defendeu que, primeiro, é necessário aprová-las antes da realização de eleições.

A data da votação só será anunciada após a aprovação da reforma constitucional e não poderá concretizar-se numa data posterior a 17 de junho de 2021.

A repetição das eleições legislativas surgiu na sequência da anulação dos resultados da votação realizada a 04 deste mês, depois de, no dia seguinte, a oposição denunciar a existência de fraudes, levando a violentos distúrbios em Bichkek, que provocaram um morto e mais de um milhar de feridos.

Apesar de a comissão eleitoral ter invalidado, a 06 deste mês, os resultados eleitorais, a oposição insistiu na abertura de um processo de destituição contra o Presidente quirguiz, no caso de Sooronbay Jeenbekov não abandonar voluntariamente o poder.

No entanto, Jeenbekov apresentou voluntariamente a demissão a 15 deste mês, com a Presidência do país a ser assumida interinamente pelo primeiro-ministro Sadyr Japarov, nomeado para a liderança do Governo após a crise política.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório