Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Myanmar. Covid levou-as a recorrer ao sexo para sustentar a família

A pandemia do novo coronavírus gerou um forte crise na indústria do vestuário em Myanmar. Milhares de pessoas ficarem sem emprego.

Myanmar. Covid levou-as a recorrer ao sexo para sustentar a família
Notícias ao Minuto

15:04 - 22/10/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Pandemia

Quando Hla, de 19 anos, tentou voltar a trabalhar há sete meses, depois de ter um bebé, não havia empregos.  Centenas de confeções tinham encerrado após marcas de roupa ocidentais terem cancelado as encomendas devido à pandemia do novo coronavírus, deixando milhares de mulheres desempregadas.

Sem trabalho, com a família a passar dificuldades, viu-se obrigada a tornar-se uma profissional do sexo, reporta o The Guardian.

"Estou muito assustada. Uma vez que trabalho à noite, tento ser cuidadosa. Faço isto com a minha família em mente, a pensar em como vou alimentá-los", disse.

A situação de Hla reflete, porém, a de muitas outras mulheres que se viram forçadas a ingressar nesse meio para evitar a miséria. A pandemia do novo coronavírus originou um duro golpe no setor de vestuário em Myanmar.

A situação de Khine, de 30 anos, é semelhante a de Hla. Perdeu o trabalho há seis meses e sem meio de sustento. Agora, o filho de 16 anos implora-lhe que não saia de casa. “Eles tentam impedir-me e eu digo-lhes para não chorarem, que tenho de fazer isto pelo nossa sobrevivência", conta.

Desde o início da pandemia, as fábricas já foram obrigadas a suspender o trabalho por duas vezes. Uma, durante o primeiro confinamento em Yangon, e a segunda de 24 de setembro a 21 de outubro.

Leia Também: AO MINUTO: Circulação entre concelhos proibida durante cinco dias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório