Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Oposição democrática na Bielorrússia vence prémio Sakharov 2020

A entrega do prémio hoje anunciado está prevista para 16 de dezembro, durante a sessão plenária que deverá ocorrer em Estrasburgo, França.

Oposição democrática na Bielorrússia vence prémio Sakharov 2020
Notícias ao Minuto

11:38 - 22/10/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Bielorrússia

O Parlamento Europeu atribuiu à oposição democrática na Bielorrússia o prémio Sakharov 2020 para a Liberdade de Pensamento .

"É uma honra anunciar que as mulheres e os homens da oposição democrática na Bielorrússia são os laureados do Prémio Sakharov 2020", disse o Presidente do Parlamento Europeu (PE), David Sassoli.

"Queria congratular os representantes da oposição da Bielorrússia pela sua coragem, resiliência e determinação, já que encarnam no quotidiano a defesa da liberdade de expressão e pensamento que o prémio Sakharov gratifica, e continuam a mostrar-se fortes perante um adversário muito potente. Aquilo que os ajuda é que a violência nunca poderá ganhar", salientou Sassoli

O prémio hoje atribuído distingue o Conselho de Coordenação da Bielorrússia, qualificado pelo PE como uma "iniciativa de mulheres corajosas e figuras da sociedade civil e política", e que engloba diferentes personalidades, como a recente candidata à presidência do país, Svetlana Tikhanovskaya, ou a laureada com o prémio Nobel da literatura em 2015, Svetlana Alexijevich.

Referindo que "os grandes protestos nas ruas da Bielorrússia comoveram o mundo e já estão em curso há 11 semanas", o presidente do PE sublinhou também que "à medida que aumenta a admiração perante a população bielorrussa", aumenta também a "condenação das represálias violentas de Lukashenko, os seus atos de tortura e de negação da verdade".

"Caros laureados deste prémio, mantenham-se fortes, não renuncie às vossas batalhas, e nós estaremos do vosso lado", apontou.

O vencedor tinha o apoio do Partido Popular Europeu (PPE), Renew Europe (RE) e a Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu (S&D).

A entrega do prémio hoje anunciado está prevista para 16 de dezembro, durante a sessão plenária que deverá ocorrer em Estrasburgo, França.

Além da oposição bielorrussa, eram também finalistas a ambientalista hondurenha Berta Cáceres e os ativistas de Guapinol, e o arcebispo de Mossul (Iraque), Najib Mikhael Moussa.

O grupo de ativistas ambientais de Guapinol encontra-se detido pela sua participação num acampamento de protesto pacífico contra uma companhia mineira, cuja atividade provocara a contaminação dos rios Guapinol e San Pedro, na Guatemala.

Berta Cáceres, que englobava a categoria dos ativistas Guapinol, foi assassinada em 2016, nas Honduras, após ter protestado contra a extração ilegal de madeira e a apropriação de terras das populações indígenas.

Já o arcebispo da cidade iraquiana de Mossul, ajudou à retirada de cidadãos cristãos, sírios e caldeus para o território iraquiano reclamado pelos curdos e, desde 1990, contribuiu para a salvaguarda de mais de 800 manuscritos históricos que datam dos séculos XII e XIX.

A União Europeia (UE) recusa-se a reconhecer os resultados eleitorais de 09 de agosto na Bielorrússia, que deram como vencedor Aleksander Lukashenko, com 80% dos votos, tendo aprovado um pacote de sanções a várias personalidades do regime, incluindo o próprio Lukashenko.

[Notícia atualizada às 11h50]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório