Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Mulher de 47 anos morre de Covid após 8 dias a ser ignorada por médicos

O caso aconteceu em Espanha. Familiares exigem responsabilidades às autoridades de saúde, depois de várias chamadas para os serviços de urgência sem que conseguissem atendimento presencial.

Mulher de 47 anos morre de Covid após 8 dias a ser ignorada por médicos
Notícias ao Minuto

23:59 - 21/10/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Os familiares de uma mulher de 47 anos de idade, que morreu por causa do novo coronavírus, na Extremadura, indicam que a doente esteve oito dias sem conseguir atenção médica presencial, ainda que o seu estado tenha piorado bastante e que tenham sido feitas inúmeras chamadas para os serviços de urgência.

A paciente foi levada para o hospital de Aceuchal, em Badajoz, no dia 11 de outubro, onde lhe foi feito um teste PCR, cujo resultado foi positivo. Também o seu marido e um dos seus filhos acusaram positivo ao teste. A mulher estava já com sintomas respiratórios e dizia que "se sentia mal", de acordo com os relatos da família.

No dia 15 de outubro, perante o agravar dos sintomas, insistiram com os serviços de urgência e com o centro de saúde local, mas a resposta foi sempre a mesma, que "estavam muito saturados". Três horas depois, a família foi contactada por um médico, que fez uma consulta por via telefónica e receitou medicação.

No dia 16 de outubro, continuaram a insistir com os médicos, uma vez que febre chegou aos 39 graus. Indicaram que a familiar estava "desorientada" e que chegou a "deitar espuma pela boca". Receitaram-lhe calmantes, sempre por via telefónica, conforme explica a emissora Cope.

A doente continuou a manifestar sintomas e foi finalmente transportada para o Hospital de Tierra de Barros, onde acabou por falecer na madrugada de segunda-feira, 19 de outubro.  Os familiares pedem responsabilidades ao serviço de saúde regional "pela gravidade" do incidente. Entre as responsabilidades exigidas, incluem os responsáveis que ignoraram as repetitivas chamadas onde se alertava para o estado de saúde da mulher. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório