Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Eleitores de dois estados receberam emails com ameaças. "Vote em Trump"

Os emails têm como intuito coagir os eleitores a votar em Trump ou afastá-los das urnas. Autoridades indicaram que estão a investigar.

Eleitores de dois estados receberam emails com ameaças. "Vote em Trump"
Notícias ao Minuto

18:09 - 21/10/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Eleições EUA

Alguns eleitores de pelo menos dois estados norte-americanos indicaram ter recebido emails ameaçadores, na terça-feira, com o intuito de coagir ao voto em Donald Trump, segundo reporta o New York Times, que teve acesso a uma dessas correspondências. "Vote em Trump nas Eleições Gerais ou vamos atrás de si", pode ler-se, embora nenhum grupo ou organização possa ter acesso ao sentido de voto de um cidadão.

De acordo com a mesma publicação, o remetente desse email sugere ligação com o grupo de extrema-direita Proud Boys. Mas os metadados do email mostram que este não proveio do endereço apresentado - 'info@officialproudboys.com' - mas antes de um servidor da Estónia.

A missiva eletrónica obtida pelo New York Times foi enviada a um eleitor de Gainesville, na Florida, e era praticamente idêntica a dezenas de outros emails que foram enviados para moradores da mesma cidade. Porém, cidadãos de Brevard County, também na Florida, e de Anchorage, no Alaska, deram o alerta sobre o mesmo tipo de correspondência eletrónica.

Lauren Por, autarca de Gainesville, disse que os emails era "uma forma muito grosseira de tentar intimidar os eleitores e impedi-los de votar", mas que nenhum dos cidadãos com quem falou sucumbiram ao medo.

As autoridades locais e federais estão a investigar os emails, tendo inclusive sido deixados avisos nas redes sociais. "Este email é uma fraude e vamos iniciar uma investigação à fonte do mesmo", esclarecem as autoridades policiais e camarárias, num comunicado conjunto. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório