Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Chipre, Grécia e Egito condenam ação da Turquia no Mediterrâneo oriental

Os líderes de Chipre, Grécia e Egito condenaram hoje a escalada de provocações por parte da Turquia, incluindo a prospeção de energia em águas cipriotas e gregas, dizendo que está em risco "a estabilidade e paz" na região.

Chipre, Grécia e Egito condenam ação da Turquia no Mediterrâneo oriental
Notícias ao Minuto

15:00 - 21/10/20 por Lusa

Mundo Chipre

Na oitava cimeira trilateral realizada hoje, os presidentes de Chipre, Nikos Anastasiadis, e do Egito, Abdelafatah al Sisi, bem como o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, discutiram a cooperação energética, migração, luta contra o terrorismo, a situação na Síria e na Líbia, o processo de paz no Médio Oriente e a pandemia do coronavírus.

Na sua intervenção na cimeira, Anastasiadis acusou a Turquia de "violar a estabilidade com uma série de ações ilegais", referindo-se a várias provocações de Ancara, como a exploração nas áreas marítimas de Chipre e da Grécia ou a recente abertura da praia na região de Varosha, que está selada há 46 anos como zona militar na autoproclamada República do Norte de Chipre, num gesto que vai contra as resoluções das Nações Unidas.

Anastasiadis disse que os três países "exortam a Turquia a abster-se permanentemente de tais ações no futuro, contribuindo assim para a criação de condições propícias ao diálogo, que não pode ocorrer num ambiente agressivo ou sob a ameaça do uso da força. "

Apesar da mensagem conjunta à Turquia, Anastasiadis salientou que a "cooperação tripartida não é dirigida contra ninguém, mas antes promove a segurança e a estabilidade na região."

Os três líderes assinaram uma declaração conjunta, denominada "Declaração de Nicósia", que inclui as suas posições sobre diferentes questões regionais e prevê a criação de um mecanismo permanente que monitorizará a realização dos objetivos acordados.

O primeiro-ministro grego assegurou que Ancara "sonha com práticas imperialistas, ações agressivas, da Síria à Líbia, da Somália ao Chipre, do Egeu ao Cáucaso" que acompanha "atos unilaterais que violam o direito internacional".

Mitsotakis reiterou o seu pedido à União Europeia para suspender as exportações de armas para a Turquia.

O Presidente egípcio destacou a boa cooperação entre os três países, que descreveu como "um espaço para visões comuns em vários setores e para a coordenação de posições em questões regionais e internacionais".

As cimeiras trilaterais realizaram-se pela primeira vez no Egito, em 2014 e, desde então, os três países decidiram fortalecer regularmente seus laços económicos, energéticos e de segurança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório