Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Autoridades do Quirguistão marcam novas eleições para dezembro

As autoridades do Quirguistão anunciaram hoje novas eleições legislativas para dezembro, após o sufrágio de dia 04 ter sido considerado fraudulento pela oposição e ter levado à renúncia do Presidente do país.

Autoridades do Quirguistão marcam novas eleições para dezembro
Notícias ao Minuto

12:12 - 21/10/20 por Lusa

Mundo Quirguistão

A Comissão Eleitoral Central do Quirguistão marcou hoje novas eleições legislativas para 20 de dezembro. Também é esperado uma eleição presidencial em janeiro.

As eleições legislativas de 04 de outubro deram a vitória aos partidos pró-Governo, um resultado que a oposição denunciou como fraudulento.

Os protestos que decorreram após as eleições, com os manifestantes a ocuparem departamentos governamentais, levaram as autoridades eleitorais a anular o resultado da votação.

Os manifestantes também libertaram vários líderes da oposição, incluindo Sadyr Zhaparov, que foi rapidamente nomeado como novo primeiro-ministro.

Os partidários de Zhaparov ameaçaram invadir edifícios do Governo, forçando o Presidente Sooronbai Jeenbekov a renunciar em 15 de outubro.

Sadyr Zhaparov substituiu Jeenbekov e tornou-se o chefe de Estado interino.

Esta é a terceira vez em 15 anos que um líder deste país da Ásia Central, que faz na fronteira com a China, é deposto por um levantamento popular.

Como nas revoltas que depuseram os Presidentes em 2005 e 2010, a última agitação foi impulsionada por rivalidades entre clãs que dominam a política do país.

O Quirguistão, um dos países mais pobres da ex-União Soviética e que é membro de alianças económicas e de segurança dominadas pela Rússia, hospeda uma base aérea russa e depende do apoio económico de Moscovo.

Anteriormente, o país abrigou uma base aérea dos Estados Unidos que foi usada na guerra no Afeganistão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório