Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Migrações: ONG pede a Itália que liberte navio de resgate 'Sea Watch 4'

A organização Médicos Sem Fronteiras, que colabora com a ONG alemã Sea Watch em operações de resgate de migrantes no Mediterrâneo central, pediu a Itália para libertar o navio 'Sea Watch 4', arrestado judicialmente por "irregularidades".

Migrações: ONG pede a Itália que liberte navio de resgate 'Sea Watch 4'
Notícias ao Minuto

11:37 - 21/10/20 por Lusa

Mundo Migrações

Segundo explica a Médicos Sem Fronteiros (MSF), em comunicado hoje divulgado, as autoridades italianas arrestaram o 'Sea Watch 4' em 19 de setembro devido a "22 alegadas irregularidades, que incluem salvar pessoas sistematicamente e ter muitos coletes salva-vidas a bordo" e garantiu que "17 das 22 irregularidades detetadas já foram resolvidas".

A organização humanitária denuncia que "esta é a quinta vez, em cinco meses, que uma inspeção feita num porto italiano impede um navio de resgate de uma organização não humanitária (ONG) de regressar à área onde acontece a maioria dos naufrágios".

A MSF lembra ainda que outros navios humanitários como o 'Ocean Viking', o 'Sea Watch 3', o 'Alan Kurdi' e o espanhol 'Aita Mari' "foram imobilizados" noutras ocasiões para serem inspecionados, denunciando que esta medida se tornou uma forma de bloquear os esforços de procura e resgate de ONG.

"A diminuição da capacidade de procura e resgate [de imigrantes] já está a ceifar vidas na fronteira marítima mais mortífera do mundo. Desde o arresto do 'Sea Watch 4', pelo menos 69 pessoas morreram na costa da Líbia em dois naufrágios confirmados", acrescenta.

Atualmente, não há barcos humanitários para resgate de migrantes no Mediterrâneo central, mas continuam a chegar, todas as semanas, dezenas de barcaças com migrantes à costa italiana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório