Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Emboscada talibã mata pelo menos 25 polícias afegãos

Pelo menos 25 agentes das forças de segurança do Afeganistão foram mortos hoje numa emboscada realizada por membros do movimento fundamentalista islâmico nacionalista talibã, no norte do Afeganistão, anunciaram as autoridades locais.

Emboscada talibã mata pelo menos 25 polícias afegãos
Notícias ao Minuto

10:23 - 21/10/20 por Lusa

Mundo Talibã

O número foi avançado pela agência de notícias francesa AFP, sendo que a Associated Press avança terem sido mortos pelo menos 34 polícias afegãos.

Segundo adiantou à AP o diretor do principal hospital da província de Takhar, Rahim Danish, foram recebidos 34 cadáveres e ainda oito membros das forças de segurança que ficaram feridos.

O ataque foi o mais mortífero desde que o Governo afegão e os talibãs começaram a negociar a paz, no mês passado, num processo lançado na sequência de um acordo realizado em fevereiro entre os Estados Unidos e os insurgentes.

"Os combates continuam a acontecer e também há muitas vítimas entre os talibãs", disse o porta-voz do governador da província de Takhar, Jawad Hejri, em declarações à AFP, adiantando que o subchefe da polícia está entre os mortos.

Um responsável de segurança afegão disse à AP que a emboscada aconteceu numa coluna militar e que vários veículos da polícia foram incendiados.

O ataque não foi reivindicado pelos talibãs, que controlam a área onde ocorreu a emboscada.

Entretanto, uma debandada por razões ainda não explicadas causou a morte de pelo menos 11 mulheres que esperavam, juntamente com milhares de outros afegãos, por vistos para viajar para o Paquistão.

As 11 mulheres foram pisadas até à morte e, segundo o porta-voz do governador da província de Nangarhar, Attaullah Khogyani, outras 13 pessoas, a maioria mulheres, ficaram feridas no estádio.

O consulado do Paquistão em Nangarhar esteve fechado durante quase oito meses devido à pandemia do coronavírus.

Prevendo que uma grande multidão iria juntar-se para pedir vistos, as autoridades decidiram usar o estádio e designaram 320 funcionários para ajudar a administrar o processo, explicou Khogyani.

A embaixada do Paquistão em Cabul adiantou ter emitido mais de 19.000 vistos apenas na semana passada, depois de Islamabad ter aprovado uma política de vistos mais amigável e reaberto a fronteira em setembro.

Milhões de afegãos fugiram para o Paquistão para escapar da guerra e das dificuldades económicas do país, enquanto milhares viajam de um lado para o outro a trabalho e negócios ou para receber assistência médica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório