Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Universidades dos EUA acusadas de omitirem financiamentos estrangeiros

Um relatório da administração Trump, divulgado na terça-feira, acusa várias universidades dos EUA de não terem notificado a totalidade dos fundos que receberam de países como a Rússia e China, e outros descritos como "adversários estrangeiros".

Universidades dos EUA acusadas de omitirem financiamentos estrangeiros
Notícias ao Minuto

06:51 - 21/10/20 por Lusa

Mundo Governo

O Departamento de Educação divulgou o relatório ao abrigo de uma lei de 1986, que obriga as universidades a anunciarem ofertas e contratos com o valor mínimo de 250 mil dólares que envolvam parceiros estrangeiros.

As conclusões do documento estão baseadas na investigação que o Departamento do governo dos EUA abriu a 12 universidades, incluindo Harvard, Yale, Stanford e Georgetown.

Segundo as conclusões preliminares do documento, a maior parte das 12 instituições teve relações financeiras com a multinacional chinesa Huawei e pelo menos uma possui relações diretas com o Partido Comunista Chinês. Outras tiveram envolvimentos com o governo russo e instituições da Arábia Saudita e do Qatar.

O documento não detalhou que universidades tiveram relações com que entidades estrangeiras.

Desde que ficaram sob escrutínio governamental, as 12 escolas divulgaram um financiamento estrangeiro agregado de 6,5 mil milhões de dólares (5,5 mil milhões de euros), segundo o Departamento da Educação.

A Associação das Universidades Americanas, que representa as universidades que fazem investigação, considerou o relatório "menos uma avaliação séria à segurança e mais um ataque politicamente orientado às principais universidades de investigação" dos EUA.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório