Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

EUA negam liberdade sob caução a general mexicano acusado de tráfico

A justiça dos EUA recusou hoje libertar sob caução o ex-ministro mexicano da Defesa, Salvador Cienfuegos, por receio que este fugisse para escapar ao processo onde é visado por associação ao tráfico de droga.

EUA negam liberdade sob caução a general mexicano acusado de tráfico
Notícias ao Minuto

07:05 - 21/10/20 por Lusa

Mundo Tráfico

"A gravidade das acusações que enfrenta aumenta o risco de fuga para evitar o processo em que é visado. (...) A sua influência e o seu poder político e uma potencial condenação a prisão perpétua são incentivos para escapar", considerou Alexander MacKinnon, juiz do Tribunal Federal do Distrito Central da Califórnia, em Los Angeles.

Na segunda audiência contra Cienfuegos, que foi transmitida publicamente e através da aplicação Zoom, MacKinnon argumentou que dado "o historial e as características" do ex-ministro mexicano, juntamente com "as provas apresentadas perante o Tribunal", o general mexicano deveria continuar detido.

Além disso, o juiz anunciou que vai assinar uma ordem de transferência do ex-governante mexicano para Nova Iorque, nas próximas semanas, uma vez que é neste Estado que Salvador Cienfuegos enfrenta várias acusações de tráfico de droga e lavagem de dinheiro.

Este ex-ministro da Defesa do ex-presidente Enrique Peña Nieto (2012-2018) foi acusado na sexta-feira de tráfico de droga e lavagem de dinheiro, horas depois de ter sido detido no aeroporto internacional de Los Angeles.

Segundo a acusação, os crimes foram praticados de 2015 a 2017, quando Cienfuegos dirigia a Secretaria da Defesa Nacional do México.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório